Por que Bolsonaro perde de qualquer um no 2o turno

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República/VEJA

O cientista político Antonio Lavareda, um dos mais respeitados do país e responsável pela pesquisa XP/ Ipespe, explica porquê o presidente Jair Bolsonaro consegue a proeza de perder em todos os cenários caso ele vá para o segundo turno em 2022.

“A informação derivada da pesquisa de que o presidente Jair Bolsonaro perderia na eventualidade do segundo turno com quaisquer dos candidatos dos outros nomes testados nas pesquisas tem menos a ver com a força eleitoral desses nomes do que com a elevada rejeição do presidente neste momento”, afirmou Lavareda com à coluna.

O cientista político lembra que, neste momento, “61% [dos brasileiros] não votariam nele, de jeito nenhum, segundo a pesquisa” XP/ Ipespe. “No primeiro semestre deste ano, esse percentual ficava em torno de 55%”, completa Lavareda.

Jair Bolsonaro perde de Lula por 18 pontos, a goleada citada pela coluna nesta quarta-feira, 3, mas também é derrotado por 10 pontos no caso de em um eventual segundo turno contra Ciro Gomes, por cincos pontos contra João Doria e até contra Eduardo Leite, por 3 pontos. Está de parabéns o presidente (só que não).

Segundo o cientista político, a principal motivação para votar em um candidato, de acordo com a pesquisa, seriam as propostas e ideias dos candidatos para 38% e, em segundo lugar, a qualidade de melhor candidato que os demais para 31%. Para 25% a finalidade seria evitar que outro candidato ganhe a eleição.

“Pois bem, os dois primeiros fatores têm uma certa intercambialidade, esses percentuais poderiam mudar dependendo do formato da questão. Os eleitores não sabem exatamente porque, não é a real motivação da sua escolha. É difícil para boa parte deles especificar isso exatamente, mas a pesquisa aponta que 1/4 dos eleitores brasileiros vão se pautar, se pautam hoje, por um voto estratégico, ou seja, evitar que um candidato no qual eles não gostam ganhe a eleição”.

Trata-se do voto útil voltando para o cenário político brasileiro, o mesmo que foi fundamental para Bolsonaro vencer o PT no segundo turno das eleições de 2018.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf