PSDB mergulha em crise de identidade
Foto: Jefferson Rudy|Agência Senado
Diante do impasse nas prévias do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE), ex-presidente nacional do partido, defende o “bom senso” para que o centro não se divida em várias candidaturas presidenciais em 2022. Para Tasso, isso poderá custar a presença no segundo turno do candidato do grupo.
“Acho que, se sair fragmentada, essa candidatura de centro vai ter problemas para ir para o segundo turno”, disse Tasso ao Estadão. “Espero que haja bom senso daqui até abril para que aqueles que estão menos favorecidos nas pesquisas possam se juntar no segundo turno numa candidatura só”, avaliou o senador, que defendeu a escolha do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para ser o nome tucano na corrida presidencial.
A consulta interna aos filiados foi suspensa, ontem, após problemas no aplicativo usado na votação. O PSDB ainda aguarda um relatório técnico para definir quando as prévias poderão ser retomadas.
Tasso considera “legítima” a disposição do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro de se apresentar como um dos pré-candidatos da chamada terceira via. “Ele tem esse direito de se candidatar. Se sobressaiu em determinado momento e a candidatura dele é legítima”, disse.
A preocupação de Tasso é justamente com o excesso de candidaturas com perfil de centro, como a do PSDB, além da de Moro, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Luiz Felipe d’Ávila, entre outros. “Se saírem várias candidaturas desse tipo, eu acho que é difícil chegar no segundo turno”, previu.
Sobre a possibilidade de o PSDB vir, eventualmente, a apoiar Moro, Tasso acredita ser muito cedo para discutir e até avaliar esse assunto.
Para o senador cearense, o PSDB dá um passo importante com a realização das prévias presidenciais. Ele acredita que o processo, que tem disputa acirrada entre Leite e o governador de São Paulo, João Doria, serviu para “acender” a militância tucana. E reconhece que, até então, o PSDB “estava encolhido”.
“A disputa é boa. O que se pretendia com as prévias era fazer com que a militância voltasse a se integrar, a participar. Eu acho que isso foi despertado. Sem dúvida nenhuma despertou a militância”, afirmou.
“O partido estava encolhido. Evidentemente que, com os últimos resultados que tivemos, houve um certo adormecimento do partido. Mas eu acho que as prévias estão acendendo o partido.”
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf