Shows e eventos crescem 674% em outubro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Leo Martins/VEJASP

Com o afrouxamento das medidas de distanciamento social e a liberação de shows ao vivo e com público em pé por quase todo o Brasil, o mês de outubro capta o melhor momento para a indústria da música desde o início da pandemia, segundo dados do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Os dados da instituição, que arrecada direitos autorais de músicas tocadas em eventos ao vivo, servem como um bom termômetro dos sinais de retomada do circuito de shows no país.

Segundo um levantamento feito pelo Ecad, a pedido de VEJA, o mês de outubro contabilizou 2 337 shows e eventos, um crescimento de 674% em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando as medidas de distanciamento social estavam mais rigorosas. Em setembro, a instituição contabilizou 1 400 eventos em todo o Brasil, um crescimento de 55% em relação ao registrado ao longo deste ano.

A distribuição de direitos autorais também apresenta números positivos. Em outubro, foi registrado um aumento de 32% nos valores repassados aos compositores e demais titulares, em comparação com o mesmo mês em 2020. De janeiro a outubro de 2021, o Ecad distribuiu 728 milhões reais em direitos autorais e contemplou 219 000 compositores, músicos, intérpretes, editores e produtores fonográficos.

A entidade prevê que os números deverão continuar subindo nos próximos meses, já que a agenda de grandes eventos como rodeios, festivais e shows ao vivo para os meses de novembro e dezembro segue lotada.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf