TCU também julga Orçamento Secreto hoje

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Além do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal de Contas da União (TCU) deve se debruçar, nesta semana, sobre a legalidade da execução das emendas de relator ao Orçamento, o chamado orçamento secreto do governo de Jair Bolsonaro.

Está na pauta da Corte de Contas desta quarta-feira (10/11) representação contra o mecanismo protocolado pelo líder da oposição na Câmara, deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), e pelo subprocurador-geral junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado.

Será o mesmo dia em que os ministros do STF estarão apreciando o tema no plenário virtual da Corte. Os integrantes do Supremo vão decidir se mantêm ou não decisão liminar da ministra Rosa Weber de suspender a execução das emendas de relator, proferida na última sexta-feira (5/11).

No TCU, o relator do processo é o ministro Raimundo Carreiro. A peça pede que o tribunal investigue supostas irregularidades nas chamadas emendas de relator. Em especial, se o presidente Jair Bolsonaro tem utilizado a modalidade para trocar apoio de parlamentares no Congresso.

A Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado do TCU pediu, na última semana, inspeção no Palácio do Planalto para apurar as irregularidades nos pagamentos dessas emendas. A decisão caberá ao ministro Carreiro.

A polêmica do orçamento secreto afeta diretamente a votação da PEC dos Precatórios. A abertura no teto de gastos serve não só para bancar o Auxílio Brasil de R$ 400 como também para abrir um largo espaço no Orçamento para o pagamento de emendas de relator.

As emendas de relator não seguem critérios de proporcionalidade entre os deputados para seu pagamento. Na prática, elas são definidas por acordos políticos, atendendo apenas alguns parlamentares.

Metrópoles 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf