Aliança entre Lula e Alckmin amplia horizontes políticos do petista
FOTO: RICARDO STUCKER
A primeira aparição pública do “casal do momento” da política nacional teve peso diferente para Geraldo Alckmin e Lula, segundo aliados de ambos ouvidos pela Coluna. Se para o ex-presidente petista a foto é um símbolo de alargamento do horizonte político, para o ex-governador ela pode significar justamente o contrário: restrições a seu tráfego (até hoje livre) entre a direita paulista. Como resume um tucano próximo de Alckmin, será difícil ele conquistar o voto bolsonarista em São Paulo depois dessa foto. É justamente por isso que o encontro do domingo, 19, teve mais peso para o ex-governador: a partir de agora, a vaga de vice de Lula deve ser um caminho sem volta para Alckmin.
Ou seja, se tudo não passa de jogada de marketing político para manter ambos em evidência na disputa pela Presidência, no caso de Lula, e pelo governo do Estado, no caso de Alckmin, é melhor o ex-tucano ajustar sua estratégia eleitoral.
Porque, como se sabe, o PT nunca venceu a disputa pelo governo paulista nem seus candidatos a presidente saíram vitoriosos no Estado no primeiro turno. Dá para dizer que São Paulo não está entre os colégios eleitorais simpáticos a Lula e ao PT.
Entusiastas da união Lula-Alckmin comemoraram os ataques, nas redes sociais, desferidos por Sérgio Moro e pelos bolsonaristas ao encontro entre o ex-governador e o ex-presidente, ocorrido no jantar de fim de ano do grupo Prerrogativas, em São Paulo. Avaliam que a reação “legitima” a aproximação.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf