América do Sul tem mais vacinados que EUA e Europa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Aline Massuca/ Metropoles

A América do Sul é a região com mais pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19 em todo o mundo. Desde o dia 26 de novembro, o subcontinente ultrapassou a Europa em percentual da população com o ciclo vacinal completo contra a doença e se consolidou como líder na corrida pela imunização.

Por aqui, ao menos 61% dos indivíduos estão imunizados, contra 59,5% dos moradores da Europa. Os números são proporcionais ao total da população nas regiões, para que as comparações entre locais com mais ou menos habitantes consigam ser realizadas.

Chile e Uruguai aparecem em primeiro e segundo lugar respectivamente no ranking, com 84,9% e 76,4% de vacinados com duas doses. O Brasil está em 5º na região, atrás ainda de Argentina (67,9%) e Equador (65,7%). Segundo a plataforma Our World in Data, 65,3% dos brasileiros estão imunizados contra o coronavírus.

“Nossa cultura aqui na América do Sul é de procuramos os postos de vacinação”, explica o médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Julival Ribeiro.

“Aqui no Brasil temos, apesar de todas as dificuldades, uma das melhores estratégias para vacinação com aos cuidados devidos ao alcance do SUS. Além disso, apesar de alguns poucos casos, ao contrário da América do Norte, principalmente devido aos Estados Unidos, grupos contra a vacinação que disseminam mentiras sobre as vacinas não são tão fortes, e isso explica nossos números”, diz.

Em último lugar aparece a África, com apenas 8% da população totalmente vacinada.

A situação vem preocupando autoridades sanitárias. Impulsionada pelas variantes Delta e Ômicron do novo coronavírus, o número de infectados vem aumentando de forma assustadora no continente, segundo informou a Organização Mundial da Saúde (OMS), nessa terça-feira (14/12).

Países da Europa e da Ásia Central também enfrentam uma nova onda de Covid-19. Em novembro, a OMS disse que estava “muito preocupada” com a alta de casos.

Hans Kluge, diretor regional da OMS, disse que 500 mil novas mortes podem ocorrer até março, se medidas urgentes não forem adotadas.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf