Bolsonaro incita linchamento de técnicos da Anvisa
Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro não aceitou a decisão da Anvisa de aprovar a vacina da Pfizer para crianças com idades entre 5 e 11 anos, pouco importa o trabalho técnico por trás da liberação do imunizante. Sem ter como interferir na autonomia da agência ou demitir seu comando, o presidente acha válido ameaçar revelar os nomes de técnicos da agência responsáveis pela decisão.
O objetivo evidente por trás da ameaça do presidente é intimidar e expor individualmente as pessoas que assinam em baixo da liberação. Mesmo diante das declarações do diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, apontando que esses mesmos profissionais já se tornaram alvos de violência e ameaças. E a consequência disso é óbvia: incitar um de linchamento virtual.
Não muito diferente do que Bolsonaro já fez em inúmeras ocasiões contra profissionais de imprensa que, no exercício da sua profissão, veicularam notícias que o desagradaram. Profissionais que se viram na mira do presidente já enfrentaram desde o vazamento de documentos pessoais de seus filhos até ameaças de morte. O mesmo se anuncia para os profissionais da Anvisa.
Esta foi a forma encontrada por Bolsonaro para dizer a Barra Torres que esperava dele um comportamento semelhante ao de auxiliares como Marcelo Queiroga ou Eduardo Pazuello. Na base do “um manda, o outro obedece”. Mas Barra Torres está protegido por seu mandato. O que não o protege, junto com os profissionais que integram sua equipe, de todo o resto.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf