Bolsonaro montou esquema de guerra pra vencer enquete da revista Time

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: EVARISTO SA / AFP

As movimentações para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fosse escolhido “personalidade do ano”, por voto popular, na revista americana Time não foram puxadas pelos perfis que costumam mobilizar as redes sociais de bolsonaristas. Pelo Twitter, o link da votação, aberta no dia 18 de novembro, foi compartilhada apenas 95 vezes por perfis diversos, não só de apoiadores do presidente. No Facebook, a campanha foi mais intensa e chegou a contar com o apoio da deputada federal Carol de Toni (PSL-SC) e o cantor Netinho. Os filhos do mandatário, Flávio, Carlos e Eduardo, porém, não puxaram votos para o pai.

A campanha silenciosa para eleger Bolsonaro ocorreu nos aplicativos de mensagens, como Telegram e Whatsapp. Por lá, apoiadores do presidente compartilharam o link para a votação, que tinha, além do brasileiro, celebridades como Britney Spears — que, em determinado momento na disputa, chegou a ficar páreo a páreo com Bolsonaro.

Nas mensagens, havia orientações de como votar no presidente e impulsionar seu nome em relação aos demais concorrentes. Os internautas podiam votar a favor ou contra o nome dos postulantes à “personalidade do ano”. “Basta clicar em ‘TAP TO BEGIN’ e colocar *NO* para todos e *YES* para o Bolsonaro”, explicou o perfil de um canal bolsonarista no Telegram.

Em outro chat, um bolsonarista afirma que já votou e pergunta se pode votar de novo. Outro eleitor diz, em caixa alta: “Yes Brasil é votar contra o comunismo!!!”.

Com essa movimentação, Bolsonaro recebeu 24% dos 9 milhões de votos da enquete, ficando à frente até mesmo de seu aliado americano, o ex-presidente Donald Trump, que apareceu em segundo lugar, com 9%. Diferentemente da campanha para puxar os votos, o mandatário brasileiro e seus filhos comemoraram o resultado em suas redes.

Ao longo do período em que a votação esteve aberta, uma das poucas manifestações públicas de Bolsonaro para mobilizar seus apoiadores foi durante uma live do presidente, feita no dia 25 de novembro. Ele aborda o assunto logo no início da transmissão ao vivo:

— A revista Time está fazendo aí uma enquete, como faz há décadas, personalidade do ano. São cem pessoas. Eu estive entre as cem pessoas em 2019 e em 2020. E agora em 21, estamos liderando. Então, eu agradeço quem votou em mim. Quem não votou, eu peço que entre no site da Time e vote. Você vota nos cem se você aprova ou não — diz Bolsonaro, que continua: — O voto, pessoal, é se você achar se aquela pessoa te agrada ou não. E a gente está disparado nisso aqui. Espero que ganhe, né? Espero que ganhe. Se ganhar, se merecer, até agradeço quem votou em mim. Quem não votou tem a oportunidade aí de votar nessa possível personalidade do ano.

A eleição de Bolsonaro como “personalidade do ano”, anunciada na última terça-feira e feita por voto online, é diferente da tradicional escolha feita por editores da Time, que ainda vai ser anunciada neste ano, no dia 13 de dezembro. Nos últimos dois anos, o presidente brasileiro esteve no rol de famosos escolhidos pela revista americana.

A seleção, porém, não necessariamente significa algo positivo. Por definição da revista, são escolhidas por terem “grande influência, boa ou ruim, no ano”.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf