Bolsonaro recua e diz que pode aceitar oferta argentina
Foto: Sérgio Lima/Poder 360
O presidente Jair Bolsonaro (PL) explicou por quais razões não quis receber a ajuda de 10 argentinas direcionadas à tragédia da Bahia. As declarações foram feitas em uma postagem no Twitter. Segundo o chefe do Executivo federal brasileiro, a ajuda do país vizinho “não seria necessária no momento”, mas que poderá ser acionada caso a situação se agrave.
As enchentes na região, no entanto, já mataram mais de 20 pessoas. Outros 90 mil estão desabrigados, além do nível da enchente seguir alto a ponto de cobrir casas.
Na mesma publicação, Bolsonaro disse ainda que a recusa aconteceu porque as Forças Armadas nacionais, em coordenação com a Defesa Civil, estão prestando assistência similar à oferecida pela Argentina.
Por essa razão, a avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições. A resposta do Ministério das Relações Exteriores à Embaixada Argentina é clara a esse respeito. Jair Bolsonaro
– Em contato com o @ItamaratyGovBr , a Chancelaria Argentina ofereceu assistência de 10 homens (“capacetes brancos”) para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada pelas enchentes na Bahia.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 30, 2021
Ontem, segundo Bolsonaro, o Itamaraty aceitou doações da JICA ( Agência de Cooperação do Japão). A colaboração promove o envio de barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água, que chegarão à Bahia por via aérea ou serão adquiridos no mercado brasileiro.
Apesar da recusa diante da proposição da Argentina, Bolsonaro afirma que o Brasil está aberto a receber apoio.
Ontem, o Itamaraty aceitou doações da Agência de Cooperação do Japão (JICA): são barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água, que chegarão à Bahia por via aérea e/ou serão adquiridos no mercado brasileiro.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 30, 2021
De férias em Santa Catarina, Bolsonaro provocou aglomeração em uma pizzaria na noite de ontem. A repercussão aconteceu após um vídeo ter sido compartilhado nas redes sociais.
Nas imagens, o presidente aparece cercado por apoiadores em um restaurante localizado em São Francisco do Sul, no litoral do estado.
A visita aconteceu no mesmo dia em que foi noticiado que o governo federal havia recusado a ajuda humanitária oferecida gratuitamente pela Argentina às vítimas da Bahia.
Bolsonaro está de férias em Santa Catarina desde 27 de dezembro e comentou que torce para não precisar voltar a ter agenda oficial antes do que previa.
Por conta dessa declaração e pela ausência de ações federais focadas em cuidar das questões baianas, ele se tornou alvo de fortes críticas.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse ontem que o presidente Jair Bolsonaro têm desprezo à vida por não demonstrar “sentimento em relação à dor do próximo”.
O gestor estadual fazia referência ao fato do presidente estar de férias e não ter comparecido ao território baiano desde que as fortes chuvas começaram a cair sobre a região.
Costa completou sete anos à frente do governo do estado e disse que o enfrentamento às chuvas que assolam o estado inutilizaram estoques de medicamentos e vacinas. De acordo com o governador, o suporte à Bahia tem vindo de outros estados.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf