Bolsonaro tenta frente eleitoral com evangélicos e policiais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

Sem poder usar mais o discurso anticorrupção que ajudou a elegê-lo em 2018, o presidente Jair Bolsonaro trabalha para montar uma espécie de ‘trincheira eleitoral’ com evangélicos e policiais em busca da reeleição em 2022.

Bolsonaro pretende capitalizar politicamente duas ações que atenderam aos interesses desses dois setores, considerados estratégicos para o bolsonarismo, especialmente agora em que o presidente está em baixa nas pesquisas e perde para todos os rivais nas simulações de segundo turno.

A primeira delas é a indicação de André Mendonça, o ministro “terrivelmente evangélico”, para o Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro espera que a nomeação de Mendonça, concretizada com a posse na semana passada, amarre essa disputada fatia do eleitorado ao seu projeto eleitoral.

Bolsonaro já tem explorado em suas redes sociais o fato de que o próximo presidente da República terá o direito de indicar mais dois ministros para o STF. Ricardo Lewandowski e Rosa Weber se aposentam já em 2023, primeiro ano de mando do futuro governo.

A segunda ação é o reajuste salarial para policiais federais, policiais rodoviários e servidores do Departamento Penitenciário Nacional, o Depen. Por pressão do governo, o Congresso aprovou na terça-feira, 21 a inclusão de 1,7 bilhão de reais no Orçamento de 2022 para agradar uma categoria estratégica que estava incomodada com as interferências políticas de Bolsonaro..

O presidente teme um abandono político de parte das forças de segurança no ano que vem, principalmente depois da entrada de Sergio Moro na corrida presidencial. Pré-candidato pelo Podemos, o ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava Jato tem ótimo trânsito no setor e virou uma ameaça ao apoio que era dado como certo a Bolsonaro em uma eleição contra o ex-presidente Lula.

Com essa trincheira eleitoral, composta também pelos militares que sempre estiveram dentro do governo, Bolsonaro espera garantir seu passaporte para o segundo turno e apelar para as forças mais conservadoras para tentar derrotar o chefe petista., que tem investido em uma roupagem de moderado e procurado o apoio, inclusive, de lideranças evangélicas.

CrusoÉ

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf