Confiança na indústria segue caindo
Foto: Miguel Angelo/Agência Brasil
O índice que mede a confiança da indústria brasileira fechou o ano em queda. Segundo o FGV Ibre, o indicador caiu pelo 5º mês consecutivo em dezembro, atingindo o menor nível desde agosto de 2020.
A confiança da indústria atingiu 100,1 pontos em dezembro –2 a menos que no mês anterior. O resultado foi publicado nesta 2ª feira (27.dez.2021) pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas). Eis a íntegra (252 KB).
A queda da confiança industrial é um reflexo da piora do Índice de Situação Atual e também do Índice de Expectativas do setor. “O resultado de dezembro vem puxado por uma avaliação menos favorável sobre a situação corrente, bem como por expectativas mais cautelosas para 2022”, afirmou a economista do FGV IBRE, Claudia Perdigão.
Segundo Claudia Perdigão, o dado é explicado por problemas que atingiram a indústria ao longo de 2021, como pressão nos custos, escassez de insumos e elevada incerteza. Ela disse que é esperada uma normalização na oferta dos insumos industriais no 2º semestre de 2022, mas afirmou que o desemprego e a inflação traz incertezas para o ano que vem.
Diante deste cenário, o Índice de Expectativas do FGV Ibre indica uma queda na expectativa de 1) emprego previsto, 2) produção e 3) tendência dos negócios industriais nos próximos meses. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada também cedeu.
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) espera que a indústria de transformação cresça 5,2% em 2021 e 0,5% em 2022.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf