Confira explicação que ministro da Justiça deu a ministro do STF
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes teve uma reunião, nos últimos dias, com o ministro da Justiça, Anderson Torres, para debater o a exoneração de uma delegada envolvida no processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Santos está foragido nos Estados Unidos e teve sua prisão decretada por ordem de Alexandre de Moraes.
Na conversa, Torres disse ao magistrado que se sentiu “traído” pela delegada da Polícia Federal Sílvia Amélia no episódio. O chefe da pasta da Justiça afirmou que chegou a dar uma entrevista sobre o tema, quando a delegada já tinha despachado o pedido de extradição do blogueiro para o Itamaraty, sem o seu conhecimento. Torres negou ao magistrado que a delegada tenha sido demitida por pressão política.
Segundo fontes do STF, Torres disse a Moraes que não tinha intenção de interferir no caso, mas que achou muito ruim só saber que a delegada havia enviado o pedido de extradição de Allan dos Santos para o Ministério das Relações Exteriores duas semanas depois de a solicitação ser remetida à pasta. Argumentou ainda que tem o direito de ser comunicada sobre esse tipo de despacho, já que o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), setor que Sílvia Amélia chefiava, está sob o guarda-chuva do seu ministério.
Em depoimento à PF sobre o caso, dois funcionários do DRCI relataram aos investigadores que o processo envolvendo Allan dos Santos foi o primeiro em que a cúpula da pasta pediu informações e cópia de documentos.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf