Criadora da vacina AstraZeneca prevê novas pandemias
Foto: David levenson/Getty Images
A professora Sarah Gilbert já foi aplaudida de pé em um torneio de tênis e ganhou uma boneca Barbie à sua imagem. Não surpreende, já que a cientista britânica foi uma das criadoras da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Em trechos de um discurso que será lido nesta segunda-feira, 6, durante a apresentação do Prêmio Richard Dimbleby, concedido a personalidades dos negócios, das ciências e do governo no Reino Unido, ela alerta que uma nova pandemia pode ser mais contagiosa e mortal se não houver investimento em pesquisas e prevenção para enfrentar novas ameaças virais.
A professora Gilbert diz que os avanços científicos feitos no combate a vírus mortais “não devem ser perdidos” por causa do custo do combate à pandemia atual:“Esta não será a última vez que um vírus ameaçará nossas vidas e meios de subsistência. A verdade é que o próximo poderia ser pior. Pode ser mais contagioso, ou mais letal, ou ambos”.
Gilbert deve pedir aos governos que redobrem seu compromisso com a pesquisa científica e a preparação para uma pandemia, mesmo após a ameaça da Covid-19 diminuir. “Não podemos permitir uma situação em que passamos por tudo o que passamos e, em seguida, descobrir que as enormes perdas econômicas que sofremos significam que ainda não há financiamento para a preparação para uma pandemia”, diz o discurso. “Os avanços que fizemos e o conhecimento que adquirimos não devem ser perdidos.”
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf