Estudo mostra que 13o salário está virando raridade no país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Domínio Público

Solução para muitos trabalhadores há décadas, o 13º salário não vai chegar para a maioria dos brasileiros neste fim de ano, mostra o estudo “O Destino do Décimo Terceiro”, realizado pela Alfa Inteligência, empresa referência em pesquisas de opinião e de mercado para diferentes segmentos.

De acordo com o levantamento, 57% das pessoas entrevistadas não irão receber o benefício em 2021 – mesmo percentual registrado em 2020.

A discrepância é maior entre os que mais precisam: para quem recebe até um salário mínimo, o índice vai a 66%. Em contrapartida, 56% dos profissionais que recebem entre cinco e dez salários mínimos irão receber o 13º.

Como era de se esperar, o pagamento do benefício concentra-se entre aqueles que têm carteira assinada: 77% dos profissionais confirmaram o pagamento. Já entre os que não têm carteira assinada, o índice despenca para 14%. A pesquisa também reforçou a importância do 13º salário para pagamento de contas e de dívidas.

“Os dados reforçam que o pagamento do 13º salário não está imune à instabilidade econômica vivida pelo Brasil nos últimos anos. Importante injeção de crédito na economia, mais da metade dos profissionais não terão esse benefício, e aqueles que receberão pretendem pagar contas e quitar dívidas”, explica Emanoelton Borges, CEO da Alfa Inteligência.

Entre as finalidades citadas pelos participantes, 45% confirmaram que irão pagar as contas de casa e 41% querem quitar dívidas atrasadas. Na sequência aparecem aplicações financeiras (24%), viagens (14%) e presentes de Natal (8%).

A pesquisa foi realizada no Distrito Federal em novembro de 2021 e contou com a participação de pessoas acima de 16 anos. Desse total, 51% estavam na faixa etária entre 35 e 59 anos e 21% entre 25 e 34 anos. Quase metade (45%) tem ensino médio completo ou incompleto e 28% têm ensino superior completo ou incompleto.

Quase dois terços (65%) dos entrevistados trabalham ou exercem alguma atividade remunerada. Entretanto, menos da metade (44%) tem carteira assinada. Para 40%, o trabalho é sem carteira, 14% fazem bicos e trabalhos esporádicos e 2% atuam como estagiários, aprendizes ou ajudantes.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf