Falta de insumos atinge 70% das indústrias brasileiras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/DR

As dificuldades de abastecimento de insumos e de matérias-primas afetaram, em média, 68% das empresas das indústrias extrativa e de construção, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O levantamento, realizado com 1.870 empresas do setor entre 1 a 17 de outubro, foi divulgado nesta quinta-feira (2).

De acordo com a entidade, mais de metade das indústrias consultadas avaliam que esse “desajuste” só terá fim a partir de abril de 2022.

A falta de insumos é um dos fatores apontados por economistas para a alta da inflação neste ano. Em doze meses até outubro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15, uma prévia da inflação oficial do país, somou 10,34%.

Esse patamar está bem acima da meta central de inflação deste ano, que é de 3,75%. Pelo sistema vigente no país, será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%. O mercado financeiro estimou, na semana passada, que o IPCA somará 10,15% em 2021 fechado.

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, há uma expansão da demanda global de uma série de produtos, com os países saindo da crise da pandemia da Covid-19. “Esses fatores seguem provocando estresse nas linhas produtivas e a escassez de diversos insumos”, explicou.

A pesquisa da CNI mostra que, em 18 dos 25 setores da indústria de transformação consultados, mais de dois terços das empresas avaliaram que, mesmo em negociações com o valor acima do habitual, está mais difícil obter os insumos no mercado doméstico.

“Esse problema aflige 90% do setor de calçados; 88% das indústrias de couro, 85% dos fabricantes de móveis; 79% da indústria química; 78% do vestuário e 78% das madeireiras, além de 77% das indústrias de equipamentos de informática e produtos eletrônicos e 76% do setor de bebidas, por exemplo”, informou a entidade.

Entre os setores que dependem de insumos importados, acrescentou a CNI, 18 deles também relataram dificuldade na aquisição de mercadorias. “Os setores mais afetados foram: farmacêuticos (88%), máquinas e materiais elétricos (86%), vestuário (85%), material plástico (84%), limpeza e perfumaria (82%), têxteis (81%), móveis (80%)”, informou.

Já na construção civil, o percentual de construtores que disse ter dificuldade para obter insumo e matéria-prima somou 75%.

Segundo o levantamento, 88% dos empresários consultados acreditam que a normalização de insumos só ocorrerá em 2022, e 9% das empresas esperam que haja normalização apenas em 2023. Nesse segmento, dos 27% que importam insumos, 80% deles sinalizaram dificuldades de acessar matérias-primas importadas.

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf