Faltam remédios de todos os tipos na Bahia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Em reunião do Conselho Nacional de Saúde nesta terça-feira (28) para tratar da tragédia na Bahia, o representante estadual do órgão, Marcos Sampaio, disse que a população local “precisa de muita ajuda, até para saber o que fazer.”

“É preciso construir um movimento muito grande de solidariedade e de consciência política. O que estamos vivendo aqui não é só a questão da chuva. Estamos com surto de gripe”, disse o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia no encontro.

“Já existe problema de logística para a distribuição de medicamentos para o câncer e anemia, por exemplo. Esses medicamentos já estavam tendo dificuldades para distribuição e hoje temos outros medicamentos em falta como medicamento contra a pressão alta”, detalhou Sampaio.

“Nem mais as farmácias em alguns locais têm remédio contra a gripe para vender. Há unidades de saúde que nem internet têm para ver o que sobrou de medicamentos no sistema. Cerca de 100 municípios da Bahia precisam de ajuda imediata”, acrescentou.

Em nota, o Conselho Nacional de Saúde, órgão vinculado ao Ministério da Saúde e que tem como função fiscalizar as ações da pasta, destacou a “ausência ou a ineficiência do governo federal em cumprir suas obrigações quanto à promoção da qualidade de vida e da saúde das pessoas, à prevenção de riscos e à redução das vulnerabilidades.”

Nesta terça (28), o presidente Jair Bolsonaro (PL) ignorou a tragédia, passeou de jet ski e disse que esperava não ter que voltar do feriado de Réveillon, que ele passa em Santa Catarina.

No texto, o CNS também afirma que “as tragédias que aconteceram tiveram origem em falhas de atenção e cuidado da população e, especialmente, de diferentes governos e gestores em relação a diferentes fatores, entre eles, ambientais, sociais e de gestão de políticas públicas, inclusive a política de saúde”.

Entre os fatores listados pelo conselho estão a falta de saneamento básico e de urbanização, as moradias precárias, a ocupação de encostas, de margens de rios e de outras áreas de risco.

Até a tarde desta terça-feira (28), a Bahia contabilizava 34.163 desabrigados e 42.929 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e tabulados pela Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil).

O número de municípios em situação de emergência já chega a 136. Segundo o governo, 471.786 pessoas já foram afetadas pelo desastre natural.

O óbito mais recente ocorreu na noite de segunda-feira (27), quando um rapaz, de 19 anos, tentou atrevessar uma enxurrada em Ilhéus. Desde o ínicio das chuvas foram registradas mortes em: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf