Filme “Não Olhe Para Cima” emula negacionismo durante a pandemia
Foto: Niko Tavernise/Netflix
Os personagens que se recusam a levar a ameaça a sério foram vistos como referências aos negacionistas que ignoram dados científicos sobre temas como a emergência climática e a pandemia de covid-19.
O filme conta a história de dois astrônomos que descobrem um cometa mortal vindo em direção à Terra, mas são descreditados quando tentam alertar a população sobre o perigo.
O elenco estrelado chama a atenção: tem Meryl Streep, Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Timothée Chalamet e mais!
Muita gente elogiou a crítica social feita pelo filme.
Os personagens que se recusam a levar a ameaça a sério foram vistos como referências aos negacionistas que ignoram dados científicos sobre temas como a emergência climática e a pandemia de covid-19.
O filme “Não Olhe para Cima” é uma crítica social afiada, que mostra como a ciência é tratada, como o negacionismo vem ganhando espaço e é um conto alegórico inspirado na crise climática. Assistam! pic.twitter.com/jdaaUAR5pn
— Futuro Ex BBB (@lucjjunior) December 25, 2021
“Não Olhe para Cima” é basicamente o mantra do negacionismo que diz “não queremos que vocês vejam a verdade, queremos que continuem cegos e fazendo o que mandamos” Netflix acertou em cheio no tema do filme e na sátira. Assistam. #DontLookUp pic.twitter.com/iXe5Z8HIlQ
— Sil ☂ϟ४ (@bellarke_32) December 24, 2021
O próprio elenco já confirmou: o filme é sobre quem ignora a ciência diante de catástrofes.
“Não podemos ignorar ou sermos indiferentes à crise climática”, disse Leonardo DiCaprio no Twitter.
We cannot ignore or be indifferent to the climate crisis. As Scientist & Professor @MichaelEMann points out, climate inaction is at our own peril. #DontLookUp https://t.co/7PCbYeIQKq
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) December 25, 2021
Muitos viram o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, na personagem interpretada por Meryl Streep
Estou assistindo Não olhe para cima e a Meryl Streep é o próprio Trump meu pai rs pic.twitter.com/5ESOlcJUjd
— Michele Lima (@micheleslima) December 23, 2021
Trump sempre negou que as mudanças climáticas fossem um problema, e durante a pandemia focou em criticar a China e defender tratamentos sem comprovação científica.
Um dos memes mais populares sobre o filme relaciona os personagens do filme a figuras que se destacaram no Brasil durante a pandemia.
Tem Jair Bolsonaro (PL), o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) e os divulgadores científicos Átila Iamarino e Natália Pasternak.
Pensando nisso daqui em “Não Olhe Para Cima” #DontLookUp pic.twitter.com/kID6k10bKr
— Raife Sales (@Raife_Sales) December 26, 2021
A Meryl Streep claramente interpretando o Bolsonaro e o Jonah Hill o Carluxo no filme “não olhe para cima” pic.twitter.com/HA1mDhr9aC
— ana whit an a (@Abby_coments) December 25, 2021
Não Olhe Para Cima é um filme que toca muito fundo no divulgador científico de Internet porque a gente tenta ser engraçado e não consegue, e também tenta falar a sério de ciência e ninguém leva a gente a sério. E pra completar o mundo também está acabando e os ricos estão nem aí.
— Leonardo Rossatto (@nadanovonofront) December 26, 2021
Uma das cenas do filme relembrou os brasileiros, quando a bióloga Natália Pasternak se exaltou no Jornal da Cultura:
Mas não tem condições nenhuma do Adam McKay não ter visto isso quando escreveu/filmou Não Olhe Para Cima pic.twitter.com/2O97N5wZkF
— Hélio Flores (@helioflores) December 26, 2021
No fim, ficou a dúvida: o filme é de comédia, terror ou é um documentário?
“Não olhe para cima” é aquele tipo de filme que vc não sabe se é terror, drama, comédia, ficção científica ou documentário do cenário político brasileiro.
— Deusa Suprema da Casa (@DanielleSobral8) December 27, 2021
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf