Filme sobre negacionismo derrota bolsonarismo por 97% a 3%

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Filme mais visto da Netflix em todo o mundo durante os últimos dias, “Não Olhe Para Cima” (“Dont Look Up”) se tornou objeto de discussão acalorada nas redes sociais brasileiras. O longa, estrelado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, satiriza uma dupla de astrônomos que tenta alertar o mundo, por meio da imprensa, sobre o risco iminente da destruição do planeta por um meteorito. O obstáculo é o negacionismo.

Dados inéditos da consultoria Arquimedes indicam que, nacionalmente, a discussão virtual acabou politizada. Entre o dia 24, quando houve o lançamento no Brasil, e o início da tarde da última segunda-feira, usuários fizeram cerca de 100 mil menções à obra audiovisual no Twitter. Foi um dos principais assuntos recentes da plataforma, que se dedicou ao debate sobre a crise causada pela dificuldade dos personagens de acreditarem na verdade.

Apesar das opiniões divididas, o levantamento da Arquimedes mostra que a base de apoio a Jair Bolsonaro ficou isolada ao tratar da questão. A maior parte das mensagens sobre o filme, o equivalente a 97% do total, foi feita por usuários que dialogam com a oposição do governo. Eles enxergaram na obra uma crítica a quem nega o papel da ciência para o futuro das nações, num paralelo com a maneira como Bolsonaro conduziu o combate à pandemia de Covid-19.

Somente 3% das menções à película foram feitas por contas alinhadas ao bolsonarismo. Na contramão do que foi dito pelo público da oposição, os governistas enxergaram a produção de outra maneira: não como um ataque frontal ao negacionismo, mas à atuação da mídia e da própria ciência.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf