Governador da Bahia anuncia auxílio para desabrigados pelas chuvas
Foto: Leonardo Benassatto/Reuters (26/12/2021)
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou na segunda-feira (27) à noite que o governo do estado planeja pagar um auxílio às famílias afetadas pelas fortes chuvas no sul baiano. Até o momento, são pelo menos 20 pessoas mortas e 31,4 mil desabrigadas em consequência do desastre.
Questionado sobre mais detalhes da ação, incluindo o valor do auxílio, Costa disse em entrevista nesta terça-feira (28) que as secretarias responsáveis aguardam informações mais precisas dos municípios sobre quantas pessoas tiveram suas casas e bens atingidos pelas enchentes.
“Estamos estudando o valor exato e aguardando que os municípios enviem uma quantidade mais precisa de casas que precisam ser reconstruídas. Não podemos fazer planos e orçamentos com estimativas apenas. Isso tem que ser um numero exato”, disse.
“Agora, com a agua baixando, vamos chegar a esse número. Essa ajuda visa auxiliar que a pessoa compre um fogão, uma roupa, um colchão, é essa ajuda que vamos definir ao longo da semana o valor”, complementou.
Segundo o governo, o benefício será executado dentro do programa Estado Solidário, iniciativa que contempla medidas executadas para apoiar a população durante a pandemia da Covid-19, desde março deste ano.
Até o momento, Rui Costa anunciou valores apenas de uma linha de crédito para comerciantes que tiveram seus negócios atingidos pela enxurrada. Será possível contratar R$ 150 mil sem juros com 12 meses de carência e 36 meses para o pagamento. Caso o valor necessário ultrapasse esse limite, os juros aplicados seguirão taxas de CDI.
“Tempestade perfeita”
Durante a entrevista, o governador voltou a repetir que este é “o maior desastre natural da história da Bahia” por sua “extensão enorme” de danos.
Além de planejamento para a recuperação de infraestruturas de rodovias, vias públicas e casas, Costa também afirmou que a Secretaria da Saúde têm trabalhado para tentar minimizar uma “tempestade perfeita” causada pelas epidemias de Covid-19 e Influenza junto às consequências do desastre.
“Em algumas cidades, houve perda de 100% de vacinas, porque os postos de saúde foram cobertos por água. Por exemplo, na cidade de Itororó, alagou os 2 primeiros andares da Prefeitura, e os postos de saúde perderam todas as vacinas”, declarou.
“Com as enchentes, há algumas doenças que aparecem, como a doença das fezes dos ratos, que em enchentes dissemina na água e faz com que muitas pessoas adoeçam. É preciso cuidado das pessoas para não ingerirem água, seja os que estão ajudando ou os que estão sendo ajudados”, disse.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf