Lira representa contra deputado que o acusou de comprar eleição

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados publicou nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, um edital de notificação referente ao deputado federal Delegado Waldir (PSL-GO), alvo de representação por suposta quebra de decoro parlamentar por conta da entrevista que concedeu ao site “The Intercept Brasil”.

O parlamentar afirmou ao repórter Guilherme Mazieiro que 10 milhões de reais em emendas do Orçamento secreto foram prometidos a cada deputado que apoiasse a eleição de Arthur Lira para a Presidência da Casa, em fevereiro desse ano.

O ato desta sexta-feira foi assinado pelo corregedor parlamentar da Câmara, o deputado Paulo Bengtson (PTB-PA) e informa sobre a instauração do processo em desfavor de Waldir, a partir de requerimento do deputado Aluisio Mendes (PSC-MA), apresentado no início da semana.

Na representação, o parlamentar pede que, “em face das graves acusações contra os principais dirigentes da Câmara dos Deputados e à instituição como um todo”, seja oferecida a possibilidade de o deputado Delegado Waldir apresentar provas sobre o que alegou, “sob pena de encaminhamento pela Mesa de Representação ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar com pedido de cassação de seu mandato parlamentar”.

Procurado pelo Radar, Waldir disse que ainda não foi notificado, mas o edital considera que o deputado já está ciente, por meio da publicação, e deve apresentar manifestação escrita nos autos do processo em até cinco dias úteis, se assim quiser.

Autor da representação, o deputado Aluisio Mendes, líder do PSC na Câmara, afirmou ao Radar que se sentiu muito incomodado com as declarações, já que fez campanha pela eleição de Lira e não teria recebido as emendas citadas pelo colega.

“Se ele tem informações, tem que declinar nomes. Ele não pode generalizar. Eu tenho muito cuidado com a minha imagem, me senti atingido”, justificou.

Detalhe curioso: em fevereiro, após a eleição de Lira, Mendes afirmou que a gestão do aliado traria “ares de mais transparência, participação e respeito aos deputados, às bancadas, e à proporcionalidade”.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf