Lula quer anunciar chapa com Alckmin em fevereiro
Foto: Natacha Pisarenko/AP
Em conversas recentes com lideranças petistas do Senado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) externou que a possível aliança com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) em 2022 “seria muito importante” para a governabilidade diante de uma eventual vitória eleitoral.
Segundo pessoas próximas a Lula ouvidas pelo Valor, mesmo diante de resistências internas, sobretudo em São Paulo, o petista disse esperar apenas o “sim” do tucano para fechar a chapa presidencial.
“Lula quer resolver tudo até fevereiro. Na conversa, disse que, para além da questão eleitoral, a presença de Alckmin é muito importante para um futuro governo do ponto de vista da governabilidade”, declarou um senador petista.
Outro parlamentar do PT diz que a resistência ao nome do tucano é absolutamente normal, mas que, na hora que Lula decidir, todos vão apoiar. “E ele quer. Aconteceu a mesma coisa em 2002 quando a gente fez aliança com PL, com o José Alencar”, relembra o petista sobre o vice de Lula nos dois mandatos.
No domingo, Lula e Alckmin devem participar de um jantar com advogados em São Paulo, no primeiro evento público com os dois juntos desde que foi divulgada a negociação sobre a chapa “Lulalckmin”. O evento, uma confraternização do grupo Prerrogativas, deve contar também com os presidentes nacionais do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e do PSB, Carlos Siqueira.
Antes de bater o martelo sobre quem vai ocupar a vice, o PT pretende encaminhar a federação partidária com o PSB e PCdoB. Há possibilidade de a união incluir ainda Psol, Rede e PV.
A negociação entre PT e PSB enfrenta resistência dentro dos dois partidos. Amanhã, a federação voltará a ser debatida pela cúpula petista, em reunião do diretório nacional. Neste momento, a direção do PT deve dar aval apenas para que as conversas continuem com a legenda aliada. A definição será adiada para o início do próximo ano, segundo o secretário-geral do PT, deputado Paulo Teixeira (SP). O PSB também adiou a decisão para o começo de 2022.
Uma ala expressiva do PT em São Paulo tem refutado a possibilidade de aliança com Alckmin, adversário histórico do partido no Estado. Na avaliação de petistas como o ex-presidente nacional do PT e deputado federal Rui Falcão, Alckmin não traria os votos conservadores do Estado para Lula e ainda desanimaria a militância petista.
A ideia da chapa Lula-Alckmin foi incentivada, inicialmente, pelo ex-governador paulista Márcio França (PSB), que articula a filiação do tucano ao PSB. O arranjo eleitoral ganhou apoio do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e, posteriormente, do ex-presidente e do ex-governador.
Em caso de migração para o PSB, a união com Alckmin envolveria apoio do PT a Márcio França, em São Paulo, e a Beto Albuquerque (PSB) no Rio Grande do Sul. O PSB também quer apoio aos candidatos ao governo em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Acre. No entanto, há entraves nos Estados sobre uma aliança entre PT e PSB para disputar as eleições de 2022 e o comando petista resiste a ceder espaço ao aliado. O PT já mandou sinais de que não pretende retirar o nome de Haddad da disputa ao governo de São Paulo para apoiar França.
Há ainda outros dois partidos interessados na filiação do ex-governador tucano. O PSD, do ministro Gilberto Kassab, tenta convencer Alckmin a disputar o governo pelo partido. Na semana passada, o presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força (SP), convidou Alckmin para se filiar à legenda e ser vice na chapa de Lula.
Alckmin não tem pressa para definir seu futuro político. O tucano tem dito a aliados que deixará em breve o PSDB, mas só decidirá para qual partido irá e para qual cargo concorrerá em fevereiro ou março. Para concorrer em 2022, o tucano precisa estar filiado a um partido até o início de abril, seis meses antes da eleição.
Ex-governador de São Paulo por quatro mandatos, Alckmin não descarta concorrer a mais um mandato no Estado. No entanto, o tucano tem avaliado que a participação na chapa petista dará a ele protagonismo nacional e maior peso político. Outro fator que tem pesado em favor da disputa nacional é a dificuldade que ele deve enfrentar na disputa paulista. O tucano lidera não só a intenção de voto, mas também a rejeição e deverá ver o eleitorado tucano dividido entre a sua candidatura e a do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que assumirá o governo paulista em abril de 2022. Garcia tem em seu favor a máquina pública, com investimentos e obras a serem entregues no próximo ano.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf