Números da eleição de 2006 ajudam aliança Lula-Alckmin
Foto: Divulgação/ Ricardo Stuckert
Aos reticentes a uma composição entre Lula e Alckmin numa chapa para 2002, os números. É o que os defensores dessa união – dos dois lados – têm apresentado para convencer os contrários desse “casamento”.
A presença do ex-governador tucano na chapa é a certeza da vitória de Lula no primeiro turno. não têm dúvida esses apoiadores dos dois nomes. E apresentam seus números: em 2006, por exemplo, bastaria ao petista apenas 1,4% dos votos obtidos por Alckmin para que ele, Lula, vencesse no primeiro turno, que terminou em 48,6% contra 41,6%.
Claro que o cenário é outro e Alckmin já disputou outra eleição presidencial, em 2018, na qual teve um desempenho bem diferente, muito pior que o de 2006: terminou em quarto lugar, com apenas 4,76% dos votos. Mas os dois só disputaram entre eles naquele ano.
O argumento agora dos entusiastas da chapa é que a performance de Alckmin em São Paulo será crucial para Lula vencer no primeiro turno. Afinal, argumentam, mesmo derrotado em 2006, o tucano derrotou o petista no estados naqueles dois turnos. O duro daquela eleição para Alckmin, a derrota ficou mais amarga pelo fato de, no país, ter obtido menos voto no segundo turno (37,5 milhões de votos) do que no primeiro (39,9 milhões de votos).
Alckmin disputa como favorito nas pesquisas para o governo paulista. Não se tem ideia da transferência de voto que sua presença na chapa dará a Lula, mas, apostam esses otimistas, que será o suficiente para o retorno de Lula ao Planalto.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf