Pastores fizeram blitz em gabinetes de senadores por Mendonça
Foto: Reprodução
No esforço concentrado dos evangélicos pela nomeação de André Mendonça para ministro do Supremo Tribunal Federal, lideranças evangélicas fizeram uma blitz no Senado ao longo da terça-feira.
Junto com o próprio candidato, pastores e políticos de várias denominações se distribuíram pelos gabinetes dos parlamentares de seu estado de origem fazendo corpo a corpo.
Além de pedir votos, os “cabos eleitorais” tiravam fotos com os senadores para enviar para seus fiéis e postar nas redes sociais, de forma a ajudar na cobrança pública do compromisso dos políticos.
Entre uma reunião e outra, se reuniam para sessões de oração em diferentes lugares do Senado em favor do ministro “terrivelmente evangélico” de Bolsonaro (veja mais fotos ao final do post).
Pelo regimento do Senado, o votos nessa sessão é secreto. Mas nas conversas, inclusive, essas lideranças sugeriam que os senadores abrissem os votos no plenário, para não deixar dúvida sobre sua intenção. Para eles, a missão de garantir a nomeação de Mendonça se transformou em “guerra santa”.
Ao longo da semana, 54 lideranças destacadas pelos comandantes da frente parlamentar evangélica fizeram uma força-tarefa para mapear os votos de cada senador, que incluía até uma dupla checagem dos votos.
Pelo menos duas lideranças de cada estado ligavam para o mesmo senador e, depois, conferiam o que era dito para tentar identificar a chance de traições. Caso percebessem que havia risco, os coordenadores da força-tarefa entravam em ação.
Outra frente dessa ofensiva visava garantir a maior presença possível de parlamentares no plenário, para tentar anular a estratégia de Davi Alcolumbre de esvaziar a sessão de votação que está prevista para o final desta quarta-feira, logo depois da sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ).
Cogitou-se até fretar jatos para trazer os recalcitrantes para a sessão, o que acabou não sendo necessário. Até a noite de terça, os evangélicos trabalhavam para levar senadores a Brasília – Jader Barbalho (MDB-PA) e Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) foram os dois últimos a garantir presença, segundo o mapa dos religiosos. Até o início da manhã de terça, os partidários de Mendonça diziam ter cabalado 57 votos.
O placar de Alcolumbre, porém, é diverso. Mesmo com a pressão dos evangélicos sobre o parlamento, o presidente da CCJ diz ter votos suficientes para derrubar a indicação de Mendonça. Contrário à indicação de Mendonça e favorável à nomeação do Procurador-Geral da República Augusto Aras para o Supremo, Alcolumbre resistiu o quanto pôde a marcar a sabatina desta quarta-feira.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf