Pesquisa CNT mostra Lula vencendo no 1o turno e Moro anêmico
Foto: Fábio Vieira/Metrópoles
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu de 41,3% para 42,8% nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, revela a 150ª edição da Pesquisa CNT de Opinião. Por outro lado, o atual chefe do Executivo Nacional, Jair Bolsonaro (PL), caiu de 26,6% para 25,6%. Os dois movimentos, no entanto, estão dentro da margem de erro do levantamento, de 2,2 pontos percentuais.
A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (16/12) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O último levantamento foi feito em julho deste ano.
Após se filiar ao Podemos, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-juiz federal Sergio Moro se afastou do ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT). Agora, Moro tem 8,9% das intenções de votos e Ciro, 4,9%. Em julho, ambos estavam empatados na terceira colocação, com 5,9%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), registrou 1,8%, sendo o quinto colocado.
No segundo turno, Lula ganharia de todos os concorrentes avaliados pela pesquisa.
Contra Bolsonaro, o petista tem 52,7% das intenções de voto, enquanto o atual mandatário da República, 31,4%.
Apesar da distância, de 21,3 pontos percentuais, Bolsonaro seria o adversário que mais daria trabalho ao ex-presidente no segundo turno. A pesquisa também avaliou as disputas do petista com Moro e Doria. O lavajatista tem 27,4% das intenções e o tucano, 14,7%.
Além de Lula, Bolsonaro perderia também para Ciro Gomes (38,6% das intenções de voto do pedetista contra 33,4% do atual presidente) e Sergio Moro (33,8% contra 30,4%).
O atual mandatário da República ganharia apenas de Doria. O governador de São Paulo tem 25,2% das intenções de voto para presidente em uma possível disputa em segundo turno contra Bolsonaro, que tem 34,8%.
Metodologia
O levantamento foi realizado em parceria com o Instituto MDA, de 9 a 11 de dezembro.
Foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.
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