PF e Lula fazem PDT desistir de Ciro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Lucas Martins/Photopress/Folhapress/.

A Operação da Polícia Federal que atingiu ontem o ex-ministro Ciro Gomes e seu irmão Cid Gomes virou uma espécie de anabolizante das pressões para o pedetista avalie se retirar da corrida presidencial. Embora a ação da PF em si seja tratada internamente como uma “violência” contra o pré-candidato do PDT, um fator amarrou de vez o cenário favorável à desistência: o aceno feito a Ciro pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula e Ciro estavam rompidos desde 2018. O pedetista cansou de dizer que não queria mais saber de aparecer na foto ao lado do ex-presidente, chegou a descrevê-lo como o “maior corruptor da história brasileira”. Mas eleições costumam ter um efeito impressionante em aliviar mágoas. E, em 2020, os dois se encontraram, selaram uma espécie de trégua. Passada a corrida municipal, as referências a Lula como “canalha” voltaram a aparecer em entrevistas do pedetista.

Um político com bom trânsito junto aos dois presidenciáveis avalia, em conversa com esta colunista, que a situação de Ciro é “dramática”. Seus votos à esquerda migraram para Lula. E a aproximação do petista com Geraldo Alckmin, que acaba de deixar o PSDB, contribui para levar também parte dos votos mais ao centro que foram dados a Ciro em 2018.

Quem acompanha Lula sabe que ele é, acima de tudo, pragmático. Não há mágoa que resista à ideia de fortalecer o cenário de uma vitória no primeiro turno. E o capital eleitoral de Ciro, embora pareça pequeno nas pesquisas, não é de se desprezar.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf