Presidente da Caixa faz executivo com deficiência dar pirueta em evento
Foto: Reprodução/ Internet
A pedido do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o vice-presidente da área de fundos de investimentos da instituição, João Gustavo Haenel Neto, tentou dar uma pirueta no palco, durante evento de fim de ano realizado na semana passada.
“Vem cá, tira a máscara, João, você é o primeiro”, disse Guimarães, acompanhado de uma ginasta. “O João quebrou os dois joelhos duas vezes. Vai, João, cuidado”, falou o presidente da Caixa. Após a tentativa, Haenel Neto caiu, levantou-se e foi cumprimentado por Guimarães.
O nome de Haenel Neto aparece em edital da Superintendência Nacional Trajetória e Desenvolvimento sobre processo seletivo exclusivo para pessoas com deficiência na Caixa. Procurado pela reportagem do UOL, Haenel Neto não havia se manifestado sobre o ocorrido até a última atualização desta reportagem.
O executivo assumiu a vice-presidência na instituição na última semana de agosto, vindo da Caixa Cartões Holding, onde exercia a função de diretor financeiro.
Guimarães tem sido alvo de críticas desde que, na última semana, colocou funcionários para fazer flexões durante o evento em São Paulo. A prática foi em alusão ao que o presidente Jair Bolsonaro (PL) havia feito durante inauguração da escola de educação da Polícia Militar em São Paulo, em 2019.
Num vídeo do evento da Caixa, divulgado nas redes sociais, cerca de 30 pessoas participam do exercício. Procurada pelo UOL, a Caixa também não havia se posicionado sobre o ocorrido até a última atualização desta reportagem. O encontro, chamado Nação Caixa, contou a presença dos “350 principais executivos” da Caixa, segundo Guimarães.
Interlocutores do governo afirmam que Guimarães tem um projeto pessoal de ser vice na chapa em que Bolsonaro deve disputar a reeleição em 2022. Para isso, desenhou projetos da Caixa que, além de gerar receita para o banco, o aproximou de Bolsonaro.
Entre eles estão o aplicativo Caixa Tem, que permitiu o pagamento do auxílio emergencial e que atraiu ao banco milhares de novos clientes; crédito habitacional com juro menor para militares e policiais, importante base de apoio do presidente.
Uol
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf