Redes sociais terão selo da Justiça Eleitoral
Foto: TRE / PA
A Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, passou a exibir a partir desta sexta-feira um rótulo em postagens sobre eleições brasileiras nas duas redes sociais. O selo conta com um link para uma página da Justiça Eleitoral com informações oficiais sobre o sistema de votação e artigos rebatendo desinformação sobre o processo eleitoral.
Segundo a empresa, que tem trabalhado em conjunto com a Justiça Eleitoral, a iniciativa faz parte de um pacote de ações para ”garantir a integridade da eleição brasileira em 2022”. Em comunicado enviado à imprensa, a Meta informou que atua para limitar a disseminação de mensagens falsas e que, nas eleições municipais de 2020, suas políticas reduziram conteúdos de supressão de votos.
“Removemos mais de 140 mil peças de conteúdo do Facebook e do Instagram no Brasil pela violação de nossas políticas de interferência na votação antes do primeiro turno da eleição, e cerca de 3 milhões de pessoas com mais de 16 anos elegíveis ao voto no país clicaram para ver mais informações sobre a eleição nos dias que antecederam a votação”, ressaltou a dona do Facebook, Instagram e WhatsApp.
O anúncio da Meta coincide com um período de pressão internacional sobre a empresa. Nos últimos meses, documentos vazados pela ex-funcionária do Facebook Frances Haugen levaram a uma série de revelações sobre as políticas contra desinformação e discurso de ódio da plataforma, entre elas a de que uma mudança no algoritmo do Facebook, sob a justificativa de promover interações com familiares e amigos, ampliou a distribuição de conteúdos de ódio e a polarização política. O caso foi tema de uma audiência no Senado. Liderada por Mark Zuckerberg, a empresa contesta o conhecimento de Frances Haugen sobre o funcionamento interno da empresa.
No Brasil, a desinformação nas redes é alvo de um projeto em tramitação na Câmara. Além de tratar do comportamento de usuários, a proposta traz regras para as plataformas, como a publicação de relatórios de transparência, ações para impedir disparos em massa de mensagens e previsão de multa e proibição de atuar no país, caso descumpram as regras previstas na lei. Como mostrou O GLOBO, o TSE também planeja resoluções para endurecer regras para que as plataformas tenham mais responsabilidade para conter a disseminação de mensagens falsas, como a criação de políticas de conduta para candidatos e atores influentes nas eleições de 2022.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf