Reino unido pode extraditar Assange para os EUA
Foto: Assembleia Nacional Catalunha
Uma decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido desta 6ª feira (10.dez.2021) pode fazer com que o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, seja extraditado para os Estados Unidos. A corte anulou a decisão de uma juíza britânica para bloquear a extradição, de janeiro deste ano.
Assange, de 50 anos, enfrenta pelo menos 18 acusações criminais nos EUA, incluindo violação à Lei de Espionagem e invadir computadores do governo. Ele ainda poderá recorrer da decisão do tribunal britânico.
A Suprema Corte do Reino Unido disse que recebeu garantias das autoridades norte-americanas para cumprir a extradição. Entre elas, estão:
Assange não estará sujeito a “medidas administrativas especiais” nem será mantido em uma prisão de segurança máxima em Florence, Colorado;
Se condenado, Assange terá permissão para cumprir sua pena na Austrália, sua terra natal;
Receberá tratamento clínico e psicológico sob custódia.
Em janeiro, a juíza Vanessa Baraitser bloqueou o pedido dos EUA para extraditar Assange ao alegar preocupações sobre a saúde mental do réu e risco de suicídio caso seja preso no país.
Assange foi preso em 2019 na embaixada do Equador em Londres depois que o país latino-americano retirou sua oferta de asilo. Ele ficou detido por 7 anos. Depois, foi preso pelas autoridades britânicas e está há mais de 2 anos em uma penitenciária de segurança máxima na Inglaterra.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf