80% dos testes de covid dão positivo
Foto: ANGELA PONCE/REUTERS
O momento da pandemia de Covid-19 no Brasil é extremamente crítico e gera preocupação, de acordo com o presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire. Segundo o que disse em entrevista à CNN nesta terça-feira (18), 80% dos testes de antígeno para Covid realizados dão positivo.
Assim, com o avanço da variante Ômicron e crescimento no número de casos da doenaça, o sistema de saúde tem sido cada vez mais impactado e pressionado, mas, segundo Freire, isso já era esperado, observando o que está acontecendo em outros países.
Para o presidente, a preparação atual faz com que o Brasil corra menos riscos de vivenciar situações parecidas a outros momentos da pandemia, como a falta de insumos e leitos. Porém, ainda é necessário cautela e segurança.
“Temos orientado os municipios a protegerem suas equipes médicas, para que nós possamos ter o mínimo de profissionais afastados. Se tivermos um grande número de profissionais, será muito difícil o combate à pandemia, pois não temos como repor estes profissionais”, afirmou após informar que a média de trabalhadores da saúde afastados está em torno de 10 a 15%.
Conforme explicou na entrevista, um ponto positivo é que a vacinação tem conseguido prevenir um aumento significativo no número de mortes e, principalmente, internações – seja na UTI ou não.
“A cada dez pessoas internadas no Brasil, oito não tomaram vacina“, disse.
Ele ressaltou a importância de se fazer uma campanha nacional pela vacinação, juntando governos federal, estadual e municipal.
Sobre a Coronavac, Freire afirmou que, se for aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deverá ser utilizada na vacinação de crianças.
A Anvisa fará uma reunião para decidir se autoriza ou não o uso na quinta-feira (20), às 10h. Nesta quarta (19), às 15h, será feita uma deliberação sobre os autotestes no Brasil.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf