Aliados de Bolsonaro querem que Bolsonaro se desculpe por negacionismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Auxiliares das alas política e militar do governo avaliam que, para tentar se reeleger este ano, seria importante para o presidente Jair Bolsonaro se mostrar “mais humano” e fazer uma “mea-culpa” por possíveis erros cometidos por ele durante a gestão da pandemia da Covid-19 no Brasil.

O conselho será para que Bolsonaro mostre mais empatia pelas mortes em decorrência da doença e, principalmente, que defenda a importância da vacinação. Para auxiliares, as atuais posições do presidente sobre esses temas acabam ofuscando qualquer ação positiva do governo não só na pandemia, como em outras áreas.

“Ele fala da facada dele, mas não fala da morte das pessoas. Fala dos efeitos adversos das vacinas, mas não das vantagens. São coisas que desumanizam ele, embora o governo dele seja humanitário, tenha comprado vacinas”, comentou à coluna um assessor palaciano.

O diagnóstico de assessores é baseado em pesquisas recentes. A última delas, divulgada pela Quaest/Genial Investimentos na quarta-feira (12/1), mostrou que o combate à Covid-19 é segunda ação de Bolsonaro mais desaprovada pelos eleitores, atrás apenas do combate à inflação.

Auxiliares avaliam que há maneiras “menos traumáticas” para Bolsonaro fazer o mea-culpa. O conselho será para que ele argumente que nenhum outro presidente enfrentou uma pandemia e que ele ficou mais preocupado em tentar “transmitir segurança” para população do que mostrar seu lado humano.

Assessores presidenciais admitem que não será fácil convencer o presidente, mas avaliam não ser impossível. Uma das estratégias será convencer o presidente que a avaliação de seu governo poderia ser melhor, caso a atuação dele durante a pandemia tivesse sido mais humanizada.

Auxiliares dizem, nos bastidores, esperar que um futuro marqueteiro contratado por Bolsonaro para trabalhar na campanha ajude nesse trabalho de convencimento. A aposta é de que o profissional consiga convencer o presidente é o “político mais sábio de sua era”, mas precisa mostrar seu lado humano.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf