Bolsonaro não sabe que mais de 300 crianças brasileiras morreram de covid
Foto: Sérgio Lima/Poder 360
O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou hoje a criticar a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pelo aval à vacinação infantil contra o coronavírus e, em tom alarmista e sem fundamentação científica, colocou em dúvida a eficácia da proteção a crianças de 5 a 11 anos com o imunizante da Pfizer.
Em entrevista à emissora pernambucana TV Nova, Bolsonaro se dirigiu a pais e mães para pedir que eles “conversem” entre si e com vizinhos a fim de debater a possibilidade de vacinar ou não os respectivos filhos.
O governante buscou desencorajar a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos com a argumentação de que esse público não estaria sujeito a complicações decorrentes da contaminação por covid-19.
“Eu pergunto: você tem conhecimento de alguma criança de 5 a 11 anos que tenha morrido de covid? Eu não tenho. Na minha frente tem umas 10 pessoas aqui. Se alguém tem, levanta o braço. Ninguém levantou o braço na minha frente.”
De acordo com a Anvisa, o produto da Pfizer é “seguro e eficaz na prevenção da covid-19 sintomática, na prevenção das doenças graves, potencialmente fatais, ou condições que podem ser causadas pelo [vírus] Sars-CoV-2”. A informação consta em comunicado oficial da entidade regulatória publicado em 22 de dezembro, seis dias após a reunião que resultou na aprovação do uso do imunizante.
Sem provas e/ou evidências, Bolsonaro insinuou ainda que a Anvisa e “pessoas taradas por vacina” poderiam ter “interesses” ocultos no aval à aplicação das doses da Pfizer desenvolvidas especificamente para crianças e adolescentes.
“A própria Pfizer diz: outros possíveis efeitos colaterais podem acontecer a partir de 22, 23 e 24. E você vai vacinar teu filho? Contra algo que o jovem por si só, uma vez pegando o vírus, a possibilidade de ele morrer é quase zero? O que está por trás disso? Qual é o interesse da Anvisa por trás disso aí? Qual é o interesse daquelas pessoas taradas por vacina? É pela sua vida, pela sua saúde? Se fosse, estariam preocupadas com outras doenças no Brasil”, afirmou o chefe do Executivo federal.
A Anvisa lamentavelmente aprovou a vacina para crianças entre 5 e 11 anos de idade. A minha opinião eu quero dar para você aqui… A minha filha de 11 anos não será vacinada. E você tem que ler o que foi feito ontem no Ministério da Saúde, né, o encaminhamento disso aí, para você decidir se vai vacinar o seu filho de 5 a 11 anos ou não
Jair Bolsonaro
O presidente fez referência ao anúncio de ontem (5) do Ministério da Saúde quanto à inclusão das crianças de 5 a 11 anos no PNI (Programa Nacional de Imunizações).
A decisão foi tomada depois de críticas à pasta pela lentidão com a qual tratou o assunto. O governo, alinhado ao posicionamento pessoal de Bolsonaro (contrário à vacinação infantil), queria que a imunização dessa faixa etária ocorresse somente com prescrição médica e consentimento dos pais —iniciativa que foi duramente contestada por especialistas e representantes de estados e municípios. Diante da pressão pública, o Ministério da Saúde acabou desistindo da ideia.
Na entrevista de hoje, o presidente também tentou levar ao público que acompanhava a entrevista mensagem em tom de alerta para o risco de “efeitos colaterais” da vacina da Pfizer —informação esta que vai na contramão do posicionamento da própria Anvisa, entidade regulatória e técnica responsável por avaliar a segurança de imunizantes.
“Vê se é o caso de você vacinar teu filho ou não. É um direito seu [de] vacinar. Está autorizada a vacinação, e ela é voluntária. Agora, você pai e você mãe… Vejam os possíveis efeitos colaterais.”
“Então, eu peço. Como se trata de crianças, não se deixe levar pela propaganda. Converse com teus vizinhos. Quanto garoto contraiu covid e não aconteceu absolutamente nada com ele. Quando morre um garoto que contraiu covid, geralmente… Isso é quase… Eu desconheço, mas existe, com toda certeza, algum moleque que morreu em função do covid… Mas era uma pessoa que tinha problema de saúde grave. Ou era muito obeso, né, ou tinha alguma outra comorbidade qualquer.”
Bolsonaro voltou hoje ao batente depois de curtir as festas de fim de ano em férias no Guarujá (SP) e em São Francisco do Sul (SC). Durante a passagem pelo litoral catarinense, o presidente se sentiu mal e foi hospitalizado devido a uma obstrução intestinal.
Em entrevista à “TV Nova”, Bolsonaro afirmou que “problemas não faltam” nesse retorno e comentou o episódio da facada que sofreu em 2018. Sem provas, o político voltou a falar que o atentado foi um crime encomendado e que Adélio Bispo [autor preso em flagrante] apenas cumpriu uma “missão”.
O presidente também disse esperar que a Polícia Federal chegue à conclusão de quem foram os supostos mandantes do crime. A declaração vai na contramão das investigações da própria Polícia Federal, que concluiu por duas vezes (em dois inquéritos distintos, o último concluído em 2020) que Adélio Bispo agiu sozinho. Atualmente, novas informações deram origem a uma terceira frente de apuração.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf