Freixo garante que tem apoio do PT

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert | Instituto Lula

Candidato ao governo do Rio, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) afirma não ter dúvidas de que o PT vai apoiá-lo no Rio.

Em entrevista à equipe da coluna nesta sexta-feira, ele disse que recebeu telefonemas de Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e de Fernando Haddad garantindo que, mesmo que a federação com o PSB naufrague, ele terá apoio dos petistas na eleição.

As ligações ocorreram após O GLOBO revelar que o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), se movimenta para se candidatar ao governo, o que distanciaria Lula e o PT da campanha de Freixo.

“A direção nacional do PT está irritadíssima com essa bobagem”, afirma Freixo.

“Se tem um lugar que a gente não tem um problema entre o PT e o PSB é o Rio. Essa pedra não existe. O único significado disso (dos rumores) é abrir crise onde não precisa. Isso não faz o menor sentido. A militância do PT está muito próxima (do PSB) porque construímos essa pré-candidatura juntos”, diz.

A justificativa, segundo ele, é a de que seu nome aparece mais bem posicionado nas pesquisas de intenção de voto e que, por isso, o PT prefere apoiá-lo.

Na última pesquisa da consultoria Quaest, divulgada em outubro, Freixo aparece com 25%, à frente do governador Cláudio Castro (PL), com 16%, e do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 7%. Freixo também lidera no cenário em que o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) é colocado como candidato. Neste caso, Mourão fica em segundo lugar, com 17%, e Castro cai para a terceira posição, com 12%.

“Não tem o menor cabimento abrir mão de uma candidatura que amplia o PT, fortalece uma aliança que é importante nacionalmente, com um candidato com fortes chances de chegar ao segundo turno para um nome que não aparece com pontuação alguma”, diz.

A indicação de uma possível pré-candidatura de Ceciliano foi recebida como mais um solavanco nas tratativas de uma federação entre PT e PSB, que patinam por conta de desavenças em candidaturas regionais.

Os socialistas reivindicam o apoio dos petistas no Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco, além do Rio. Em troca, o partido promete apoiar Lula e filiar o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, que negocia se apresentar como candidato a vice na chapa do petista.

O principal entrave é São Paulo, onde o PT não abre mão de lançar Haddad, alegando que o ex-prefeito da capital tem mais chances do que o também ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB).

Questionado sobre os rumores que tentam viabilizar a candidatura de Ceciliano, presidente da Alerj desde 2017 e um dos maiores articuladores políticos do estado, o deputado do PSB atribuiu o episódio a “pessoas do entorno” que não desejam que a aliança prospere.

“Ceciliano foi o primeiro a me ligar de manhã cedo desmentindo. Ele é candidato ao Senado. É o que ele e a militância (do PT) dizem. Não vou gastar um milímetro de energia com o que não existe. Agora, existem pessoas que não têm interesse que nossa campanha cresça”, diz.

O deputado desconversou, contudo, ao ser indagado se o prefeito Eduardo Paes (PSD) estaria alimentando a hipótese de uma candidatura petista. Nesta semana, Paes teceu elogios públicos ao presidente da Alerj por atuar junto com ele contra a concessão do Aeroporto Santos Dumont.

“Eu apoiei o Eduardo Paes duas vezes quando era bom para o Rio. Gratidão não se cobra. E espero dele a mesma coisa. Eu acho que ele vê com receio o surgimento de um projeto no Rio que ele não possa controlar e se torne muito grande. Ele não deveria estar preocupado com a eleição dele daqui a quatro anos. Mas alimento sempre o diálogo com o Eduardo, o problema do Rio é muito profundo”, afirmou o deputado.

O prefeito carioca, presidente estadual do PSD, defende publicamente a candidatura do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. Contudo, já convidou Ceciliano para se filiar à legenda e disputar o Guanabara. Paes fez diversos acenos a Freixo no ano passado, mas recentemente tem dito, nos bastidores, que preferia outro nome para o governo.

Embora reconheça a dificuldade da negociação entre PT e PSB em São Paulo, Freixo acredita que a federação entre os partidos vai sair. Sua avaliação é a de que o PT vai apoiar o PSB em Pernambuco e, com isso, destravará o acordo com o PSB nos próximos dias.

O deputado federal também se mostrou favorável à composição de uma chapa entre Lula e Geraldo Alckmin, com quem se reuniu em dezembro, na corrida ao Palácio do Planalto.

“Sou defensor do Alckmin como vice de Lula. Acho que, mais do que garantir a eleição do Lula, ele trará governabilidade. E acho que precisaremos muito disso no pós-Bolsonaro”, resume.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf