Governador do Rio dá gratificação a policiais
Foto: Divulgação
Nos últimos dias o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), se reuniu com prefeitos que o apoiam na disputa eleitoral e concedeu reajuste para policiais, acelerando a pré-campanha à reeleição. Agora correligionário de Jair Bolsonaro, Castro, que tentava se posicionar como candidato de centro, sem vinculação direta com o presidente, posou somente ao lado de políticos de partidos que mantêm afinidade com o titular do Palácio do Planalto.
O governador se reuniu na noite desta terça-feira com 11 prefeitos. Ao lado dele, em registro feito no Palácio Laranjeiras, aparecem nomes como os prefeitos de São Gonçalo, Capitão Nelson, de Itaboraí, Marcelo Delaroli, e de Mesquita, Jorge Miranda, todos do PL. Chefes do Executivo em Teresópolis e Miguel Pereira, Vinicius Claussen e André Português, ambos do PSC, também participaram do encontro. Os prefeitos de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), de Magé e de Nova Iguaçu, Renato Cozzolino e Rogério Lisboa, ambos do PP, e de Belford Roxo, Waguinho (União Brasil), também marcaram presença. Completam a lista de participantes do encontro dois nomes filiados ao DEM: Dr. João, prefeito de São João de Meriti, e Rodrigo Drable, de Barra Mansa.
Com este arco, estima-se que o governador concentre apoios de prefeitos de aproximadamente 38% do eleitorado estadual.
A foto ao lado de chefes do Executivo da Baixada Fluminense e do interior do estado aconteceu na semana em que Castro deu uma mostra de sua força nos bastidores da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), além de ter feito anúncios que agradam a uma categoria cara aos bolsonaristas: os policiais.
Depois de travar uma disputa política com parte dos deputados da Assembleia e vetar trechos do projeto de lei que reajustaria a Gratificação de Regime Especial de Trabalho (Gret) dos praças do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar em dois anos, o governador publicou um decreto aumentando o benefício, que será correspondente a 150% do soldo já na folha salarial de janeiro, que será paga em fevereiro. Atualmente, a Gret de praças é de 122,5%. Mais de 46 mil militares ativos passarão a ter direito à gratificação, paga a título de estresse e periculosidade provocados pela profissão. O benefício terá um impacto anual de R$ 278,4 milhões nos cofres públicos, de acordo com a Secretaria estadual da Casa Civil.
O governo informou ontem que servidores ativos, inativos e pensionistas do estado terão direito ao pagamento da recomposição inflacionária de 13% sobre os seus salários. O percentual corresponde 50% das perdas inflacionárias acumuladas entre 6 de setembro de 2017 a 31 de dezembro de 2021, que chegou a 26%, de acordo com dados do IBGE. Os outros 50% referentes às perdas acumuladas serão pagos em duas parcelas iguais, em 2023 e 2024.
Questionado sobre o registro ao lado de políticos alinhados ao bolsonarismo e sobre a ausência de nomes de centro, dos quais tentava se aproximar antes da filiação de Bolsonaro ao PL, Castro desconversou.
— Reuni ontem com alguns prefeitos para falar um pouco sobre a situação do estado e fiquei muito entusiasmado com o que ouvi de todos. É sinal da confiança e da credibilidade que nosso governo conquistou. Uma gestão que investiu no diálogo e na união das forças políticas — afirmou.
Rosto pouco conhecido pelo eleitorado na Baixada Fluminense e na capital, o governador tenta ampliar o seu leque de aliados. Pesquisas feitas pelo Palácio Guanabara apontam que a associação a Bolsonaro faz com que Castro perca votos. Com cargos distribuídos a membros de 16 diferentes partidos no primeiro escalão do governo, Castro tem cumprido agendas no interior, onde distribui cheques com valores obtidos graças ao leilão da Cedae.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf