Governadores pedirão à Anvisa aplicação da Coronavac em crianças

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/Ccom

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do Fórum de Governadores, quer organizar para os próximos dias uma reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pedir pressa na avaliação sobre a aplicação da Coronavac em crianças menores de 5 anos.

Atualmente, a única vacina autorizada para uso pediátrico é a da Pfizer, para crianças de 5 a 11 anos.

A reunião, se confirmada, será feita com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de outros governadores.

Wellington Dias afirma que médicos têm alertado que crianças menores de cinco anos precisam entrar no esquema vacinal da Covid porque já frequentam creches e escolas infantis.

A preocupação é com a garantia da imunização das crianças com a perspectiva da volta às aulas já nas próximas semanas.

Nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que as doses de vacinas para crianças devem chegar em janeiro ao Brasil e serem distribuídas aos estados (veja no vídeo acima).

Segundo o Instituto Butantan, que produz a Coronavac no Brasil, a vacina tem sido usada em crianças de 3 a 11 anos em países como China, Chile, Equador, Hong Kong, Indonésia e Camboja. Outros países avaliam a vacinação.

Até o momento, o Ministério da Saúde não incluiu a vacinação de crianças no Programa Nacional de Vacinação, apesar da autorização da Anvisa.

Dias afirma que, na pauta com a Anvisa, está também uma atualização sobre testes da vacina da Pfizer para crianças a partir se seis meses e estratégias para acelerar a vacinação já aprovada.

“Queremos uma estratégia para garantir 80% da população brasileira imunizada até fevereiro”, afirmou o governador ao blog.

Os governadores estão já com o planejamento para iniciar a vacinação imediatamente após o recebimento das doses. Segundo Dias, 90% das cidades brasileiras podem iniciar a imunização de crianças em até 48 horas após o Estado receber as doses.

G1

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e4094095