Japão e Austrália se aliam contra “risco chinês”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Poder360

Os primeiros-ministros do Japão, Fumio Kishida, e da Austrália, Scott Morrison, assinaram nesta 5ª feira (6.jan.2021) um pacto de defesa militar. O acordo, classificado pelos países como “histórico”, permite que tropas das duas nações intercedam mutuamente em caso de “ataque externo”.

Os líderes oficializaram o pacto em cúpula virtual depois de mais de 1 ano de negociações. É o 1º acordo de defesa assinado pelo Japão com outro país que não os EUA e a única parceria estratégica especial da Austrália.

“O Japão é nosso parceiro mais próximo na Ásia”, disse Morrison. “Uma parceria igualitária e confiança compartilhada entre duas grandes democracias comprometidas com o Estado de direito, direitos humanos, livre comércio e um Indo-Pacífico livre e aberto”.

Resposta à China
O acordo seria uma resposta dos 2 países ao avanço da China na região. Apesar de não ter sido mencionado diretamente, o governo chinês foi incluído de forma implícita nos discursos.

O embaixador japonês na Austrália, Shingo Yamagami, afirmou que o pacto quer “aumentar a dissuasão à luz da deterioração do ambiente de segurança” regional.

Os 2 países acusam Pequim de ultrapassar seus limites marítimos no Mar do Sul da China. Além disso, tanto Camberra quanto Tóquio apoiam os EUA no enfrentamento à China em uma série de questões, como a independência de Taiwan e as alegações de abusos e maus tratos à minoria étnica uigure na província chinesa de Xinjiang.

Para Morrison, o acordo será crucial para Austrália e Japão enfrentarem “as incertezas” atuais. “É um momento crucial para a Austrália e o Japão e [para] a segurança de nossas duas nações e de nosso povo”, afirmou.

Os secretários de Estado, Antony Blinken, e Defesa, Lloyd Austin, dos EUA já se encontraram virtualmente com seus homólogos japoneses, Hayashi Yoshimasa e Kishi Nobuo, para discutir a segurança do Indo-Pacífico.

Austrália e Japão integram o diálogo estratégico Quad, com os EUA e Índia. No ano passado, Camberra passou a integrar o acordo Aukus, com EUA e Reino Unido. Washington e Londres se comprometeram a apoiar o país a adquirir submarinos com propulsão nuclear.

Poder360

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf