Marqueteiro “turbinado” oferece serviços a Bolsonaro
Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro diz não querer um marqueteiro na sua campanha de reeleição, mas na última quarta-feira abriu exceção para receber o estrategista político Paulo Moura no Palácio da Alvorada. O profissional de Pernambuco foi apresentado pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, com a credencial de ser marqueteiro do governador Wellington Dias, do Piauí, e de ter atuado em mais de uma centena de campanhas eleitorais, incluindo uma presidencial. Entretanto, dados públicos e depoimentos de pessoas para quem Moura teria prestado serviços indicam que o currículo apresentado a Bolsonaro pode ter sido inflado pelo marqueteiro.
A experiência profissional e a conversa entusiasmaram o presidente, que convidou Moura para seguir com ele de carro até o Palácio do Planalto. Lá, o marqueteiro conheceu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). O profissional, porém, é desconhecido de alguns dos principais auxiliares do presidente.
O currículo que impressionou Bolsonaro cita que Moura participou de 116 campanhas eleitorais, das quais 101 teriam sido vitoriosas. Em nome da empresa do marqueiteiro, a Exata Inteligência Política, O GLOBO encontrou nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registros de cinco campanhas: uma de governador, três de prefeito e uma de deputado federal. Dessas, uma foi vencedora: Fabio Gentil (Republicanos) foi eleito em 2020 prefeito de Caxias (MA).
Moura também participou da campanha do senador Roberto Rocha (PSDB) ao governo do Maranhão, em 2018, quando ele ficou em quarto lugar, e do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (na época, no PL) à prefeitura de Belo Horizonte, em 2016, quando ele foi o 10º colocado. O marqueteiro ainda atuou para candidatos a prefeito de Juazeiro (BA), em 2020, e a deputado federal do Maranhão, em 2014.
— Nem todas as campanhas a gente assina. São participações pontuais. Às vezes, no meio da campanha existe uma equipe de marketing e, por algum motivo algo não vai a contento, e sou convidado para participar com um olhar externo — explicou Moura.
Ao GLOBO, o governador do Piauí, Wellington Dias, por meio de sua assessoria de imprensa, negou que Paulo Moura seja seu marqueteiro e informou que ele não atuou em sua campanha política ou no governo. Ainda segundo a assessoria, Moura realizou uma consultoria de análise de pesquisa qualitativa.
O site da Exata diz que a empresa atuou em diversas campanhas, incluindo presidencial. Questionado pelo GLOBO sobre qual a campanha a presidente, Moura citou que trabalhou no “projeto” do ex-governador Geraldo Alckmin, quando concorreu ao Planalto em 2018:
— Eu não era o marqueteiro do Geraldo Alckmin. Trabalhava para uma campanha a governador do Maranhão que estava trabalhando no mesmo grupo da campanha do Alckmin. Tínhamos que fazer um plataforma para ele. Naturalmente, você tem ações regionalizadas, porque uma campanha majoritária presidencial tem que olhar as particularidades de cada estado.
Marqueteiro de Alckmin em 2018, Lula Guimarães disse não ter trabalhado com Moura.
Nos seus perfis nas redes sociais, Moura também divulgava até setembro encontros com políticos do PT.
Ao GLOBO, o marqueteiro disse que sentiu um “espaço aberto” para seguir a conversa com Bolsonaro, mas não recebeu proposta. Moura afirma que também analisa outras propostas, inclusive de outros candidatos a presidente:
— Foi uma conversa de prognósticos e cenários eleitorais.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf