PSD desiste de filiar Alckmin
Foto: Edilson Dantas/ Agência Globo
O PSD não conta mais com a possibilidade de ter Geraldo Alckmin como candidato a governador de São Paulo na eleição deste ano. De acordo com dirigentes, o ex-titular do Palácio dos Bandeirantes, que saiu do PSDB em dezembro e ainda não anunciou o seu futuro político, deixou claro em conversas que está mais interessado em ser vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na chapa presidencial.
Sem Alckmin, o PSD passou a procurar um nome para a corrida eleitoral no estado. Os dirigentes do partido elogiaram a postura do ex-governador de deixar claro, com antecedência, o interesse de ser candidato a vice de Lula, mas ainda não têm um substituto.
A saída de Alckmin da disputa estadual mexe com o xadrez eleitoral paulista. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em dezembro, o ex-governador lidera a corrida com nove pontos de vantagem. Nos cenários em que ele não é apresentado ao eleitor, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) é quem mais ganha pontos, saltando de 19% para 28%. O ex-governador Márcio França (PSB) aparece em primeiro quando nem Alckmin nem Haddad concorrem.
Políticos paulistas acreditam que o cenário ainda vai mudar, já que o percentual de quem não tem candidato varia de 20% a 30%.
PSB espera resposta
Caso se decida mesmo pelo projeto nacional, a tendência é que Alckmin ingresse no PSB. No dia 19 de dezembro, o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, fez o convite formal para o ex-tucano. Segundo o dirigente partidário, o ex-governador ficou de avaliar o cenário e dar uma resposta. Alckmin passou a última semana em seu sítio em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.
Embora tenha cogitado inicialmente concorrer ao governo paulista pelo PSD, Alckmin intensificou suas conversas com petistas e ficou mais próximo de Lula a partir de novembro.
Sindicalistas próximos ao ex-tucano percebem uma guinada no discurso de Alckmin para temas nacionais nos últimos meses.
— As análises dele passaram a ser macroeconômicas e voltadas para questões de política nacional. Nós o apoiamos para que a questão do governo estadual fique para trás — afirma o secretário geral da Força Sindical João Carlos Gonçalves, o Juruna.
Além do PSB, o ex-governador paulista também tem convites para se filiar ao PV e ao Solidariedade, presidido por Paulinho da Força, com quem ele deve se reunir nos próximos dias.
A entrada de Alckmin no PSB para ser vice de Lula ainda enfrenta entraves. Os socialistas querem que o PT se alie aos seus candidatos em cinco estados: São Paulo, Espírito Santo, Rio,Pernambuco e Rio Grande do Sul. A maior dificuldade é em São Paulo. O PSB quer lançar o ex-governador Márcio França, e o PT, o ex-prefeito Fernando Haddad.
PT e PSB também discutem a formação de uma federação partidária, que incluiria ainda a participação do PCdoB e do PV. Como mostrou o GLOBO na semana passada, Siqueira passou a ver com pessimismo a possibilidade de concretização da federação depois de uma reunião com Lula no dia 20.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf