PT pode levar vice-presidente ao Conselho de Ética
Foto: Facebook/Reprodução
A Comissão de Ética do PT recebeu na quarta-feira (5/1) uma representação que pede para o vice-presidente do partido, Washington Quaquá, ser punido por ofender um militante durante um debate organizado com filiados petistas no dia 11 de novembro, por meio de videoconferência.
As ofensas foram dirigidas a Olavo Brandão, um integrante da Executiva do PT do Rio de Janeiro. Olavo fez uma fala criticando alianças que o partido busca fora da esquerda, como a negociação para Geraldo Alckmin ser o vice de Lula na eleição presidencial. Quaquá divergiu do petista e afirmou que “fazer blá blá blá sentado no carpete ou numa sala de universidade é fácil”.
Olavo respondeu à provocação afirmando que Quaquá era “o dirigente do Rio de Janeiro que mais tempo passa na Europa”. O vice-presidente do PT interrompeu a fala do militante com xingamentos de “bolsonarista de merda” e “fake news de merda”. “Se eu vou para a Europa, não é com dinheiro público e nem com o seu”, disse Quaquá.
“O Lindbergh [Farias], que é o seu chefe, se elegeu com o [Sérgio] Cabral. Eu tirei o PT do governo Cabral na minha gestão”, prosseguiu Quaquá, referindo-se ao ex-senador petista que hoje é vereador no Rio de Janeiro. Ele saiu do debate após disparar outros palavrões.
A representação feita por Olavo foi encaminhada pela secretaria-geral do PT à Comissão de Ética, que agora terá de analisar o conteúdo para definir se aplica ou não uma punição ao vice-presidente. A decisão da comissão precisará ser referendada pela Executiva Nacional do partido.
À coluna, Olavo disse esperar a suspensão de Quaquá do partido. Ele afirmou que as falas recentes do dirigente sobre a ex-presidente Dilma Rousseff são uma agravante para o caso. “Temos que dar um sinal para dentro e para fora. Um dirigente com o cargo que ele ocupa não pode tratar companheiros da maneira que ele trata. Primeiro foi comigo, agora foi com a Dilma”, afirmou.
Procurado, Quaquá disse que não iria se pronunciar. “Não comento atitude de um imbecil, de um idiota como esse assessor do Lindbergh”, afirmou.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf