Reino Unido tem surto de bebês internados com covid
Foto: Reprodução
Com a disseminação da variante ômicron, o Reino Unido registrou um aumento significativo de internações de bebês com Covid-19. Embora sejam casos leves, a proporção de crianças menores de um ano subiu de 30% para 42%, segundo um estudo publicado na última sexta-feira, 7, no Scientific Advisory Group for Emergencies (Sage), baseado em um conjunto de hospitais do NHS (Serviço Nacional de Saúde), da Inglaterra.
Mas especialistas pedem calma, já que os bebês geralmente apresentam sintomas leves, entre eles tosse e febre. “Eu realmente quero enfatizar aqui o fato de que estes não são bebês particularmente doentes. Na verdade, eles estão vindo por curtos períodos de tempo para investigações”, disse Calum Semple, professor de saúde infantil e medicina de surtos da Universidade Liverpool. “Se olharmos para aqueles que foram para uma unidade de terapia intensiva, as proporções caíram com o tempo”.
Uma tendência semelhante foi registrada para a proporção de crianças que precisam de oxigênio e o tempo que passam no hospital: de quase sete dias, na primeira onda de Covid-19, para pouco menos de dois dias. Camilla Kingdon, presidente do Royal College of Pediatrics and Child Health, disse que os sintomas dos bebês se encaixam no que seria esperado em um inverno movimentado no Reino Unido. “
Um fator importante que poderia explicar a mudança de proporções em internações do público infantil é que boa parte das crianças maiores estão vacinadas. Mesmo assim, porém, o número de bebês hospitalizados com o coronavírus cresceu. “Pode ser que, por causa da vacinação e da infecção ter passado por idosos e adultos mais jovens, podemos estar vendo um impacto muito mais forte nas faixas etárias mais jovens neste momento”, explicou Semple.
Outra hipótese, de acordo com Russell Viner, professor de saúde infantil e adolescente da UCL, é que a ômicron parece afetar mais as vias aéreas superiores do que as outras variantes, bem menores em crianças mais novas. Ele também sugeriu que a nova cepa pode ter maior probabilidade de causar febre e sintomas semelhantes ao resfriado, o que também pode levar os bebês a uma visita ao hospital.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf