SP só vai aumentar restrições por covid se faltar UTI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

O secretário da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, descartou hoje a possibilidade de a capital paulista adotar medidas mais restritivas, parecidas com as decretadas em 2020 e no primeiro semestre de 2021, para conter a variante ômicron da covid-19.

“Não há nenhuma discussão nesse sentido”, garantiu o secretário ao UOL News – Tarde, programa do Canal UOL. “Embora tenhamos o avanço da ômicron elevando o número de novos casos, não temos impacto na rede hospitalar”, pontuou.

Segundo boletim divulgado ontem pela prefeitura, 37% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dos hospitais ligados à administração municipal estão ocupados. A taxa é de 44% nas enfermarias.

Na avaliação de Aparecido, São Paulo está vivendo um “cenário diferente” quando comparado aos picos da covid-19 em 2020 e 2021 — agora, por exemplo, temos uma população massivamente vacinada com doses certificadas contra a doença, segundo ele.

Ainda segundo o boletim divulgado ontem, o equivalente a toda a população adulta da cidade já tomou as duas doses iniciais contra a covid-19, e um índice correspondente a 35,7% do mesmo grupo já recebeu a dose de reforço contra a doença.

Já entre os adolescentes — faixa etária entre 12 e 17 anos —, 88% do grupo já recebeu as duas doses da vacina contra a doença do novo coronavírus na capital paulista.

A vacinação em massa é a medida mais eficaz contra a covid-19, protegendo, especialmente, contra a evolução da doença para quadros graves, como internação e morte pelo vírus.

Segundo Edson Aparecido, a preocupação da prefeitura, no momento, é assegurar o controle do índice de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI na cidade e “manter determinadas medidas”.

Entre as “determinadas medidas”, está o uso obrigatório de máscaras, seja em locais abertos ou fechados. “Os cuidados sanitários permanecem. Não é preciso nenhuma restrição do ponto de vista econômico”, acrescentou.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf