Vai carregar lixo, tenho ensino superior!’, grita vereador bolsomínion a garis
Foto: Reprodução
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, trabalhadores de limpeza são hostilizados por um morador enquanto realizavam serviço de retirada de entulho nas ruas do distrito de Icoaraci, localizado em Belém, capital do Pará. “Ficou humilhando a gente esse cidadão”, diz um dos homens que registra a cena. O acusado aponta para o outro lado da rua e enuncia aos berros: “pode tirar ali, vai tirar tudinho”.
Ver essa foto no Instagram
O tumulto continua. Em um certo momento do vídeo, um dos trabalhadores grita “ele não ganha nem pra ser varredor de rua em Brasília”. O morador rebate a fala afirmando “eu tenho ensino superior, rapa”. E acrescenta “vai trabalhar, vai carregar lixo, sou eu que tô falando”.
Em diversos trechos, o homem grita o próprio nome “Fabrício Modesto”. Ele concorreu nas eleições de 2020 ao cargo de vereador pelo PROS (Partido Republicano da Ordem Social). As imagens são gravadas na calçada dele. Na parte final do vídeo, os trabalhadores ameaçam ir à delegacia.
Em nota enviada ao Estadão, a agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva, repudiou o ato e destacou a necessidade do andamento do caso “para garantir a apuração e punição legal diante de ataques aos trabalhadores de limpeza urbana. Ela complementa “que ações vexatórias como essa não sejam mais permissivas em nosso convívio social.”
Segundo Ellana, na manhã de segunda-feira, 24, a Agência Distrital enviou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública e à Delegacia Geral da Polícia Civil do Pará, solicitando a apuração do crime. O inquérito foi encaminhado para a Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios e Homofóbicos de Belém.
COM A PALAVRA, FABRÍCIO MODESTO
Após a repercussão do vídeo, Fabrício divulgou publicamente nas redes sociais um vídeo se retratando. Abaixo o arquivo na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf