73% das cidades brasileiras não terão aulas presenciais agora
Foto: Reprodução
As aulas presenciais na rede pública de 73,7% das cidades brasileiras ainda não retornaram. É o que aponta um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado nesta sexta-feira (4).
O medo causado pela variante Ômicron e a expectativa por coberturas maiores da vacinação infantil são os motivos pela cautela no retorno, aponta o estudo. Os dados foram compilados entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, a partir da resposta de 1,8 mil prefeituras.
O documento também mostra que uma em cada dez cidades brasileiras ainda não tem nenhuma previsão de retorno das aulas presenciais, em função da expectativa sobre o cenário epidemiológico da região.
Para o especialista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Raphael Guimarães, a vacinação infantil é fundamental para a retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino.
“A atividade in loco induz maior aglomeração. Vacinar as crianças é prioridade absoluta para que esse retorno seja seguro. Muitos países colocaram as aulas como uma das últimas atividades que deveria voltar de forma presencial”, disse Raphael Guimarães.
Com o intuito de acelerar o retorno presencial, a pesquisa da CNM mostra que 96% das cidades já começaram a vacinar as crianças de 5 a 11 anos. No entanto, quase 20% dos municípios estão com escassez de imunizantes.
Sobre a obrigatoriedade da imunização para a realização da matrícula do aluno na rede municipal, 21% das prefeituras afirmam que vão cobrar o passaporte da vacina. Já 26,6% disseram que não vão obrigar a comprovação, enquanto 51% das cidades brasileiras ainda analisam a possibilidade.
Apesar da preocupação com a Covid-19, a Associação Brasileira de Educação Infantil (Asbrel) emitiu uma nota à CNN destacando a importância do retorno às aulas. Segundo o comunicado, a privação do contato presencial é ‘muito’ prejudicial para as crianças mais jovens.
“É na escola que as crianças têm o primeiro contato com a sociedade, fora do ambiente do lar. A escola não é somente um lugar de aprendizagem pedagógica. No caso da Educação Infantil em especial, representa um espaço de socialização e de inter-relação”, esclareceu Frederico Venturini, vice-presidente da Asbrei.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf