Bolsonarismo aumenta o tom contra passaporte da vacina
Foto: André Borges/Especial para o Metrópoles
Deputados federais bolsonaristas retomaram a ofensiva contra o chamado “passaporte da vacina” logo no primeiro dia da volta dos trabalhos legislativo, após o recesso.
Na quarta-feira (2/2), por exemplo, a deputada Caroline de Toni (PSL-SC) protocolou projeto que visa vetar “a exigência de passaporte vacinal contra Covid-19 como condição para o exercício de direitos”.
No texto, a deputada sugere proibir que a apresentação de um comprovante de vacinação seja exigida para diversas atividades. Dentre elas, a entrada em estabelecimentos comerciais, a assinatura de contratos de trabalho e até mesmo a entrada e a saída de brasileiros do país.
“Muito embora a vacinação, mesmo com critérios deturpados, tenha se tornado uma realidade social (haja vista que a ampla maioria da população já se imunizou), não há qualquer motivo razoável para que a imposição de passaportes sanitários siga o mesmo caminho, pois se trata de uma irracionalidade explícita, e pior: perigosamente discriminatória contra cidadãos brasileiros que não representam qualquer perigo à sociedade”, diz a deputada na justificativa do projeto.
Caroline de Toni ainda aproveita o projeto para criticar a vacinação de crianças e adolescentes e a necessidade de mais doses do imunizante para o efetivo controle da doença.
A apresentação do comprovante de vacina é um dos principais alvos de críticas recentes de Jair Bolsonaro e seus aliados. O presidente já chegou a chamar a medida, exigida em diversos países do mundo, de “coleira”.
“A gente pergunta: por que o passaporte vacinal? Por que essa coleira que querem colocar no povo brasileiro? Cadê a nossa liberdade? Eu prefiro morrer a perder a minha liberdade”, disse o presidente em dezembro do ano passado.
Após o surgimento da variante Ômicron, a Anvisa tem recomendado a exigência do comprovante de vacinação para a entrada de estrangeiros no Brasil.
Pesquisa Datafolha divulgada em 17 de janeiro mostrou que 81% dos brasileiros aprovam a exigência do passaporte da vacina para entrada em estabelecimentos fechados.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf