Bolsonaro não explica por que dará aumento só à PRF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro sinalizou nesta segunda-feira que deve conceder reajuste a policiais rodoviários federais antes de outras categorias. Ele, no entanto, não deixou claro se junto com a PRF haverá aumentos para policiais federais e funcionários do sistema prisional, conforme o governo previu ao destinar R$ 1,7 bilhão no Orçamento deste ano para recomposição salarial do funcionalismo.

A fala de Bolsonaro ocorreu em um evento no Palácio do Planalto, no momento em que ele é pressionado pelas por outras categorias do funcionalismo para que recebam reajustes também.

Algumas dezenas de policiais rodoviários federais acompanharam a cerimônia e foram chamados ao palco no momento do discurso do presidente.

Bolsonaro pediu “compreensão” aos servidores, disse que todas as categorias merecem ser valorizadas, mas ponderou que o país sofreu “um baque na economia” por causa da pandemia.

“A PRF] é uma a instituição séria, como outras que nós temos no Brasil, mas que realmente faz trabalho excepcional para a nossa sociedade. E nós temos que valorizar esses profissionais. Eu espero que a sociedade entenda que isso deva ser feito”, afirmou. “Algumas categorias, ou melhor, todas as categorias merecem ser valorizadas. E o que nós procuramos fazer: quem nós pudermos salvar na frente, a gente salva. Espero a compreensão das demais categorias, dos servidores no Brasil. O que queremos é reconhecer o trabalho de todos, e a nossa PRF está incluída desse rol que merece.”

Bolsonaro, entretanto, não disse explicitamente que concederia o reajuste aos policiais nem qual será o índice, caso realmente ocorra.

O presidente vem sendo criticado por trabalhadores de outras carreiras do funcionalismo por privilegiar os policiais, que estão na raiz de sua base eleitoral.

Bolsonaro teve 28 anos consecutivos de mandatos como deputado federal em que representou sobretudo os interesses de lobbies de policiais e militares.

Valor Econômico