Centrão e bolsonaristas disputam vaga na diretoria da Anvisa
Foto: Adriano Machado/Reuters
A indicação de uma vaga de diretoria da Anvisa, que estará aberta em julho, deflagrou uma guerra nos bastidores entre bolsonaristas negacionistas e integrantes do centrão.
Apesar de o bloco de partidos fazer parte da base de apoio do presidente Bolsonaro, a posição negacionista do presidente em relação a vacinas e medidas de proteção contra a Covid tem gerado críticas de deputados e senadores aliados do governo, que temem reflexos em suas próprias campanhas.
Por isso, há um movimento nos bastidores para demover o presidente de indicar para a diretoria da agência um nome alinhado com a ideologia dele e do ministro Marcelo Queiroga (Saúde).
Um dos primeiros nomes avaliados, o de Helio Angotti, caiu muito mal no Congresso. Pró-cloroquina, ele agrada Queiroga e a família Bolsonaro – mas o centrão já avisou ao Planalto que ele terá dificuldades no Senado. A indicação para a Anvisa precisa ser aprovada pelo Senado.
Diante da resistência a Angotti, o Planalto tenta emplacar um outro assessor de Queiroga na Anvisa, mas ainda não há confirmação do substituto que terá apoio do Congresso.
Deputados do centrão, por sua vez, querem uma indicação política.
A disputa tem gerado atritos nos bastidores e preocupação na Anvisa.
O nome de Agnotti foi classificado como “assustador”, principalmente após o Secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde defender o kit Covid, rejeitando diretrizes do SUS.
Entre integrantes da Anvisa, a defesa é pela manutenção da diretora Cristiane Jourdan. Apesar de ter sido indicada por Bolsonaro, ela tem sido elogiada por técnicos da agência e conta com o apoio de outros diretores da agência, incluindo Barra Torres.
Com a indicação para a vaga em julho, Bolsonaro quer um nome que também possa se contrapor a Barra Torres, visto, hoje, como inimigo do Planalto.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf