Confira quem são ministros do TSE que julgarão peças eleitorais
Fotos: Reprodução/Redes Sociais e Divulgação/TSE
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), designou nesta semana os três ministros que vão ficar responsáveis pelo julgamento das ações sobre propaganda eleitoral na disputa deste ano.
Os escolhidos, a partir das regras previstas no regimento interno do tribunal, foram a ministra Maria Cláudia Bucchianeri e os ministros Carlos Velloso Filho e Raul Araújo. A portaria foi publicada nesta quinta-feira, 3, no Diário da Justiça Eletrônico do TSE.
Reclamações e representações sobre irregularidades nas campanhas ao Planalto serão distribuídas aos gabinetes dos ministros. Eventuais recursos, por sua vez, são julgados em plenário.
A atuação do TSE fica restrita a campanhas presidenciais. Para os demais cargos, cada um dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais escolhem juízes auxiliares para a função.
Empossada em julho do ano passado como ministra substituta do tribunal, a partir de indicação do presidente Jair Bolsonaro (PL), a escolha de Maria Claudia Bucchianeri foi bem recebida entre diferentes partidos do espectro político. Antes de assumir a cadeira, ainda como advogada eleitoral, ela trabalhou para políticos tão distintos quanto o ex-presidente Luiz Inácia Lula da Silva (PT), o deputado Major Vitor Hugo (PSL-SP) e o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).
Filho do ministro Carlos Velloso, aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Velloso Filho também chegou ao TSE nomeado por Bolsonaro. Ele atuou como advogado e procurador da República no Distrito Federal antes da indicação à Corte Eleitoral.
Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2010, Raul Araújo atua hoje como substituto no TSE.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf