Ex-ministros da Saúde petistas aconselham Lula sobre pandemia
Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo
Assim como fez ao longo do ano passado, Lula segue em contato com ex-ministros da Saúde das gestões dele e Dilma Rousseff para se atualizar sobre a pandemia no Brasil. Participam, na maior parte das vezes, Agenor Álvares, Alexandre Padilha, Arthur Chioro, Humberto Costa e José Gomes Temporão. A última conversa com o ex-presidente foi em janeiro.
Entre os desafios de um futuro governo do PT, caso Lula vença as eleições, estaria, de acordo com os conselhos repassados ao ex-presidente, a ampliação da vacinação contra a Covid-19.
Mesmo com a adesão já significativa da população, na avaliação do grupo é necessário garantir que a dose de reforço seja aplicada a pelo menos 70% da população (hoje, são cerca de 32,5% nesta condição), com foco na totalidade dos grupos com mais risco diante de formas graves.
Há ainda uma preocupação com o tratamento de problemas de saúde que ficou “represado” enquanto o SUS dedicava esforços para tratar pacientes com coronavírus. Lula tem sido incentivado a voltar as atenções, caso eleito, para as consultas e cirurgias eletivas que deixaram de ser absorvidas pelo sistema.