Lula segue em guinada ao centro por frente ampla contra Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert

Pré-candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva tem se deslocado cada vez mais da esquerda para o centro. O ex-presidente e atual líder das pesquisas entende que terá mais chances de derrotar Jair Bolsonaro nas eleições deste ano se unir forças com partidos que outrora foram adversários dos petistas. “Eu estou conversando com todas as forças políticas e com quem mais puder conversar. Porque consertar esse país é responsabilidade de todos nós”, declarou em entrevista no ano passado.

O último desses movimentos visa o MDB, partido que conta com parlamentares aliados do governo Bolsonaro. Lula quer conversar com Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal e hoje apoiador do atual presidente. O petista entende que pode convencê-lo a mudar de lado até as eleições.

Ainda dentro do MDB, Lula se encontrou mais de uma vez com Renan Calheiros, senador de Alagoas e opositor de Bolsonaro. Existe a expectativa que ao menos a cúpula nordestina do partido decida aderir à candidatura do PT, especialmente se a pré-candidata do partido, a senadora Simone Tebet, não decolar nas pesquisas. Vale lembrar que, até o fim do ano passado, Fernando Bezerra era o líder do governo Bolsonaro no Senado. Bezerra é filiado ao MDB e senador por Pernambuco.

Outro partido de centro na mira de Lula é o PSD. O pré-candidato tem mantido conversas com Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo pelo DEM e fundador da sigla. O PSD também surgiu como alternativa para abrigar Geraldo Alckmin, que é o favorito de Lula para compor sua chapa “frente ampla” como vice-presidente.

Na mesma direção, o presidenciável do PT tenta convencer o correligionário Jaques Wagner a desistir da candidatura ao governo da Bahia. O ex-ministro-chefe da Casa Civil de Dilma Rousseff abriria mão da disputa para apoiar Otto Alencar, que hoje é senador do estado pelo PSD. Seria mais um movimento para atrair aliados do centro. Alencar, que é médico, se destacou na CPI da Covid-19 como uma das vozes que criticou a gestão sanitária do governo federal.

Veja  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf