Mourão quer ser senador

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antonio Molina/Folhapress

O vice-presidente da República, o general da reserva Hamilton Mourão, deverá disputar a vaga de senador pelo Rio Grande do Sul, em outubro. pelo Republicanos e hoje viaja para São Paulo para um encontro com representantes de seu atual partido, o nanico PRTB, e um almoço com amigos.

Na sexta, Mourão vai ao Rio Grande do Sul para participar da abertura da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, um dos eventos mais populares do Estado, tradicionalmente frequentado por políticos com mandato e candidatos em período eleitoral.

Nesta semana, o vice esteve com o presidente do Republicanos, o ex-ministro Marcos Pereira, e recebeu em seu gabinete o presidente do Republicanos do Rio Grande do Sul, o deputado federal Carlos Gomes, para discutir o cenário local.

“É uma pessoa muito respeitada, que chega com força para o Senado. O noivado já está certo, falta marcar a data do casamento”, afirmou Gomes ao Valor, sem antecipar a possível data de filiação e dos primeiros movimentos da campanha.

Mourão migra para o Republicanos três após sua filiação ao PRTB para poder disputar a eleição de 2018 como vice de Bolsonaro. Na época, o partido era comandado pelo empresário Levy Fidelix, morto em 2021, conhecido por defender a construção de um aerotrem no Brasil em sucessivas candidaturas presidenciais.

A composição do palanque de Mourão no Rio Grande do Sul está indefinida. A tendência natural e mais provável é que ele integre um palanque alinhado com a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Mourão articula sua pré-campanha ao Senado enquanto aguarda o desenrolar de uma disputa entre dois bolsonaristas que se movimentam para disputar a eleição para governador.

De um lado está o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, formalmente ao extinto DEM, que se fundiu com o PSL para formação do União Brasil- Onyx migrará para o PL de Jair Bolsonaro no dia 22 de março.

Do outro lado está o senador Luiz Carlos Heinze (PP), que ganhou holofotes no ano passado ao defender o governo Bolsonaro na CPI da Covid fazendo propaganda de medicamentos sem eficácia e outras colocações na contramão da ciência.

Com Onyx ou Heinze candidato a governador, e Mourão ao Senado, o bloco bolsonarista do Rio Grande do Sul deverá ser um dos três polos de maior força na disputa pelo poder local.

Os outros dois são o do governador Eduardo Leite (PSDB), que poderá concorrer à reeleição ou indicar um aliado para a disputa, e o da oposição, que formará palanque alinhado à candidatura presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Junto com o PP e o PL, comandado nacionalmente pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, o Republicanos é uma das legendas mais coesas na sustentação do governo Bolsonaro.

A sigla há anos é dominado por membros da Igreja Universal do Reino de Deus.

O trio PP, PL e Republicanos forma a espinha dorsal do grupo conhecido como Centrão.

Valor Econômico 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf