Pesquisa é banho de água fria em Moro, Ciro e Doria
Foto: Reprodução
Em sua quarta pré-campanha à presidência, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem hoje o mesmo patamar de votos que pontuava nessa mesma época do ano em 2018. Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 9, Ciro tem 7% das intenções de voto e está empatado tecnicamente com o ex-juiz Sergio Moro (Podemos).
Ciro também pontuava 7% em 31 de janeiro daquele ano, segundo uma pesquisa Datafolha divulgada naquela data. Foram as eleições em que ele conseguiu seu melhor desempenho em eleições presidenciais — ficou em terceiro lugar, com 12% dos votos válidos. O ex-governador do Ceará teve desempenhos semelhantes nas corridas eleitorais que disputou, em 2002 e 1998, sempre oscilando entre 10% e 11% dos votos.
O lançamento da pré-candidatura, há cerca de três semanas, por enquanto não parece ter provocado grandes mudanças no seu desempenho. Sua nova campanha tem como mote a rebeldia, uma tentativa de retratar seu temperamento mercurial de uma forma positiva. Mas, assim como em pleitos anteriores, ele tem enfrentado dificuldades para aumentar seu eleitorado.
O histórico de pesquisa Genial/Quaest mostra que ele oscilou no patamar de 11% das intenções de voto entre julho e outubro do ano passado, depois perdeu pontos em novembro e ficou na casa de um dígito desde então. Pesquisa XP/Ipespe mostra um movimento semelhante no ano passado. O instituto Datafolha não realizou pesquisas em todos os meses no ano passado, mas mostra Ciro oscilando entre 9 e 7 pontos nos levantamentos de julho, setembro e dezembro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf